Busca

Amazonas avança na segurança e Wilson Lima solicita reforço do Governo Federal para fronteiras

O governador reuniu com o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski nesta terça-feira

Amazonas avança na segurança e Wilson Lima solicita reforço do Governo Federal para fronteiras Diego Peres/ Secom Notícia do dia 11/03/2025

 

 

O Amazonas tem conquistado avanços expressivos na segurança pública, com reduções significativas nos índices de criminalidade e investimentos em tecnologia e efetivo. Durante reunião em Brasília, nesta terça-feira (11/03), o governador Wilson Lima apresentou esses bons resultados ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e solicitou maior apoio do Governo Federal para fortalecer o combate ao crime organizado nas áreas de fronteira do estado.

 

Avanços na Segurança

 

O governador destacou que o Amazonas tem sido referência nacional na área, ocupando a 7ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados (CLP) em Segurança Pública, o melhor resultado do estado desde o início da avaliação, em 2015. Além disso, o Amazonas está entre os sete estados com melhor aproveitamento de recursos repassados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), aplicando mais de R$ 119 milhões desde 2019 na modernização da segurança pública.

 

Os investimentos em tecnologia, como o sistema de videomonitoramento Paredão, foram fundamentais para a redução dos crimes na capital. Entre 2021 e 2024, os roubos de veículos caíram 64%, enquanto os roubos de celulares diminuíram 54%. Também houve quedas expressivas nos roubos no transporte coletivo (43%) e nos casos de homicídio (16,3% entre 2023 e 2024), impulsionadas pela tecnologia do sistema Recuperafone.

 

Nas bases fluviais — Arpão, Tiradentes e Paulo Pinto Nery —, a produtividade também aumentou. Apenas em 2024, já foram apreendidas mais de 50 toneladas de drogas, um crescimento de 12% em relação a 2023. Esse reforço no combate ao crime nas águas do Amazonas tem sido essencial para desarticular organizações criminosas.

 

Além da tecnologia e infraestrutura, o estado também fortaleceu seu efetivo. Após 13 anos sem concursos públicos, já foram convocados mais de 2,7 mil novos agentes para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran-AM e Secretaria de Segurança Pública.

 

Reforço na Fronteira

 

Apesar dos avanços, Wilson Lima ressaltou a necessidade de ampliar a presença federal nas fronteiras para combater crimes como narcotráfico, contrabando, tráfico de armas e garimpo ilegal. O governador pediu ao ministro Lewandowski o aumento do apoio à Operação Fronteira Mais Segura/Protetor das Fronteiras, que já atua em 30 municípios com 136 agentes das forças estaduais e federais. Em 2024, as ações dessa operação resultaram em apreensões que ultrapassam R$ 1 bilhão.

 

"Temos avançado no combate ao crime organizado, e os resultados mostram isso. Mas a fronteira é uma grande preocupação e precisamos fortalecer a presença do Governo Federal, dobrando o efetivo da Operação Protetor para garantir ainda mais segurança à população do Amazonas", afirmou Wilson Lima.

 

A reunião também contou com a participação do secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, e reforçou a parceria entre o estado e o Governo Federal na busca por soluções efetivas para a segurança na Amazônia.