
O vereador Jander Lobato, natural de Parintins, assumiu o cargo de primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus em cerimônia realizada neste 1º de janeiro de 2025. Filiado ao PSD, Jander foi eleito para compor a nova mesa diretora em meio a articulações políticas.
A nova gestão do Legislativo de Manaus, que reúne 41 vereadores, será liderada pelo presidente Davi Reis, filho do ex-deputado Sabá Reis, figura com ligações históricas ao município de Parintins.
Jander se destacou em seu primeiro mandato por sua atuação voltada às comunidades e bairros mais distantes de Manaus. Ele utilizou suas redes sociais para dar visibilidade às reivindicações dos moradores e compartilhar os resultados de suas articulações junto à Prefeitura. Essa postura de proximidade com a população e compromisso com as necessidades locais consolidou sua imagem como um político acessível e atuante.
Durante a campanha municipal de 2024, Jander foi um dos grandes apoiadores do prefeito reeleito David Almeida e de seu vice, Renato Júnior, destacando-se por seu engajamento e articulação política em favor da chapa. Sua atuação foi essencial para fortalecer o apoio do Legislativo à gestão municipal e garantir avanços em áreas prioritárias para a cidade.
Jander também é irmão de Jender Lobato, ex-presidente do boi-bumbá Caprichoso e atual presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Ele mantém uma relação próxima com o deputado federal Saullo Vianna.
Ao assumir a vice-presidência, Jander enfatizou a importância do diálogo e da unidade política para enfrentar os desafios de Manaus.
Mesa Diretora
Com 35 votos, o vereador David Reis (Avante), assumiu a presidência da CMM pela segunda vez.
Além dele, foram eleitos membros da Mesa Diretora os seguintes parlamentares: Jander Lobato (PSD) como 1º vice-presidente; Raulzinho (MDB) como 2º vice-presidente; Eduardo Assis (Avante) como 3º vice-presidente; Professor Samuel (PSD) como secretário-geral; Everton Assis (União Brasil) como 1º secretário; Aldenor Lima (União Brasil) como 2º secretário; Professora Jacqueline (União Brasil) como 3ª secretária.
Foram eleitos, ainda, Gilmar Nascimento (Avante) como corregedor; e Rosivaldo Cordovil (PSDB) como ouvidor.
O vereador Rodrigo Guedes (PP), que também se candidatou à presidência da CMM, recebeu cinco votos. Houve, ainda, um voto em branco.