
O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), lançou o Edital nº 009/2025, com mais de 9 mil vagas para cursos presenciais de qualificação profissional no interior do estado. A iniciativa integra a terceira etapa do programa de formação e tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fomentar a geração de renda.
10 cursos gratuitos em Parintins
Em Parintins, serão oferecidos 10 cursos gratuitos, totalizando 265 vagas. O início das aulas está previsto para o dia 6 de outubro de 2025.
Cursos ofertados:
- Confeiteiro de Bolos Caseiros
- Manicure e Pedicure
- Informática Básica
- Cozinheiro (Culinária de Massas e Molhos)
- Informática Avançada
- Confeccionador de Arranjos Natalinos
- Cozinheiro (Culinária de Ceia Natalina)
- Designer de Cílios
- Assistente Administrativo
- CorelDraw e Photoshop
Inscrições online
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no Portal do CETAM (https://cursos.cetam.am.gov.br), entre as 7h do dia 16 de setembro e 23h59 do dia 17 de setembro.
Os interessados precisam efetuar o cadastro prévio no site (https://inscricao.cetam.am.gov.br) e anexar a documentação exigida. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
O edital completo está disponível neste link.
Apoio presencial em Parintins
Os candidatos que tiverem dificuldades de acesso à internet podem procurar apoio na Escola de Educação Profissional e Tecnológica “Jair Mendes”, unidade do CETAM em Parintins. O espaço está localizado na Avenida Amazonas, 2700, próximo à Escola Ryota Oyama, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Contato: (92) 99498-3783.