Busca

David Almeida propõe levar Bolsa Universidade e outros programas ao interior do Amazonas

Candidato ao Governo do Amazonas também apresenta propostas para primeiro emprego, saúde mental e planejamento familiar durante encontro com mais de 700 jovens em Manaus

David Almeida propõe levar Bolsa Universidade e outros programas ao interior do Amazonas Fotos: Dhyeizo Lemos e Antônio Pereira Notícia do dia 31/08/2026

 

Levar para os municípios do interior programas de acesso ao ensino superior, pós-graduação e idiomas que já funcionam em Manaus está entre as propostas apresentadas por David Almeida (Avante) para a área da juventude. O candidato ao Governo do Amazonas afirmou que, se eleito, pretende ampliar os programas Bolsa Universidade, Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas para todo o estado.

 

A proposta foi apresentada durante a Arena da Juventude, realizada na sede do Avante, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. Durante o encontro, David também assinou uma carta de compromissos com medidas voltadas aos jovens da capital e do interior.

 

O evento reuniu mais de 700 participantes, além de lideranças jovens dos partidos Avante, Agir, PDT, DC, PRD e Solidariedade, que integram a base aliada do candidato. Também participaram a candidata a vice-governadora, Dra. Shádia, a candidata a deputada federal e presidente nacional da juventude do Avante, Aryel Almeida, e a presidente municipal do Avante Mulher, Izabelle Almeida.

 

Educação e emprego

 

Ao apresentar as propostas, David afirmou que pretende levar aos municípios do interior programas implantados durante sua gestão na Prefeitura de Manaus.

 

“Vamos levar o Bolsa Universidade, o Bolsa Pós-Graduação e o Bolsa Idiomas para todo o Amazonas. São mais de 200 mil beneficiados só em Manaus. Queremos que os jovens do interior tenham acesso ao mesmo preparo e à mesma oportunidade”, afirmou.

 

O candidato também apresentou medidas voltadas ao ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Entre as propostas estão a oferta de cursos profissionalizantes nas escolas de tempo integral e parcerias com empresas privadas para facilitar o acesso ao primeiro emprego.

 

“Vamos oferecer cursos profissionalizantes nas escolas de tempo integral e firmar parcerias com empresas privadas para facilitar o acesso ao primeiro emprego. No meu governo, os jovens terão vez e voz com políticas públicas voltadas para quem está começando a construir o seu futuro”, afirmou.

 

Planejamento familiar e prevenção

 

A candidata a vice-governadora, Dra. Shádia, apresentou propostas relacionadas à saúde, prevenção e planejamento familiar. Segundo ela, essas ações devem começar na atenção primária e funcionar de forma integrada com escolas e famílias.

 

Ao responder a uma pergunta feita por uma jovem durante o encontro, Shádia defendeu o acesso à informação, educação sexual, prevenção de doenças e planejamento familiar.

 

“Tudo isso começa na atenção primária. Informação, educação sexual, planejamento familiar e prevenção salvam vidas. Os jovens precisam saber a quem recorrer, onde buscar orientação e ter acesso aos serviços de saúde. Quando oferecemos informação e métodos de prevenção, também estamos dando a eles a possibilidade de estudar, construir seus projetos e planejar o futuro”, afirmou.

 

Shádia citou medidas adotadas durante a gestão de David Almeida na Prefeitura de Manaus, como a ampliação do acesso a métodos contraceptivos e a oferta de DIU nas unidades básicas de saúde.

 

Ela também mencionou o Implanon, contraceptivo de longa duração, como alternativa para ampliar as políticas de planejamento reprodutivo, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

Saúde mental

 

A saúde mental também esteve entre os temas discutidos no encontro. Shádia afirmou que adolescentes e jovens enfrentam dificuldades para falar sobre sofrimento psicológico dentro da própria família e, em muitos casos, não sabem onde buscar atendimento.

 

A proposta apresentada é ampliar a rede de atenção e acolhimento em saúde mental, incluindo os municípios do interior.

 

“Precisamos fortalecer toda a rede de saúde mental e de prevenção, não apenas em Manaus, mas em todo o Amazonas. A juventude precisa ter acesso à informação, acolhimento e políticas públicas que permitam que ela cuide da saúde e planeje o próprio futuro”, completou.

 

Texto: Leanderson Lima e Eliana Nascimento