
Um filhote de peixe-boi resgatado na “Operação Hórus/Fronteira mais Segura", da Polícia Militar, está sob os cuidados do IBAMA e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável -Sedema que agiliza os procedimentos para encaminhar o animal ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus.
O resgate ocorreu na noite de quarta-feira (09/03), por meio do policiamento ambiental, na Marina do Emerson, bairro Santa Clara, em Parintins.
Os policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental foram acionados pelo chefe do IBGE Lamin Gonçalves, juntamente com um comunitário que entregaram o animal aparentemente saudável, com cerca de 1 ano de vida, oriundo da Comunidade Imaculada Conceição do Itaboraí.
O filhote está em tanque providenciado pelo funcionário do IBAMA, Salvador Leal.
“O filhote estava com um corte na barriga e um biólogo foi chamado para fazer a sutura. Nós estamos cuidando da alimentação e providenciando transporte e acompanhamento até Manaus”, informou o coordenador de Meio Ambiente da Sedema, Wescley Dray.
Ele explicou que geralmente esses filhotes são resgatados porque as mães são mortas para consumo da carne. “Queremos reforçar a orientação que configura crime ambiental a captura do peixe-boi”, disse Wescley, lamentando a pesca ilegal que ainda ocorre na região.
A Prefeitura de Parintins já autorizou a compra de passagem para o técnico que vai levar o animal para os cuidados do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia do INPA.
Peta Cid/ Assessoria Sedema Parintins