Foto: Mayangdi Inzaulgarat/Ibama
Notícia do dia 27/10/2026
A Defesa Civil Nacional aprovou R$ 45,2 milhões em 47 planos de trabalho para apoiar ações de resposta aos incêndios florestais e à estiagem no Amazonas. Os recursos são destinados à assistência humanitária, sendo 16 planos relacionados à falta de chuva e os demais às queimadas.
Até o momento, 48 municípios amazonenses estão com o reconhecimento federal de situação de emergência vigente. Como algumas cidades receberam mais de um decreto, o estado soma 66 reconhecimentos.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou o trabalho da equipe técnica da Defesa Civil Nacional no apoio aos municípios, incluindo orientações para a elaboração dos planos de trabalho e agilização dos processos de reconhecimento e liberação de recursos.
“O trabalho da Defesa Civil Nacional continua no Amazonas, com foco no planejamento daquilo que é ajuda humanitária, com orientações para a elaboração dos planos de trabalho. Trabalharemos para agilizar o reconhecimento de situação de emergência e a liberação de recursos a cada demanda manifestada”, afirmou.
O ministro também ressaltou que a liberação de recursos depende das necessidades apresentadas pelos governos municipais e estadual e da aprovação dos respectivos planos de trabalho.
“Não há como mensurar quanto de recurso será disponibilizado, tudo o que for necessário será liberado, conforme os planos de trabalho municipais e estaduais. Todos os ministérios que precisarem participar do apoio ao estado serão acionados, mediante manifestação do governador e equipes locais”, declarou.
Como solicitar recursos
Municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para ações de defesa civil.
O pedido deve ser realizado por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores apresentados nos planos de trabalho. Após a aprovação, uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) formaliza o valor a ser liberado.
Capacitação para agentes municipais e estaduais
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. As formações são direcionadas aos profissionais de proteção e defesa civil das três esferas de governo.
As capacitações buscam qualificar os agentes para a elaboração de solicitações e o gerenciamento de processos relacionados às ações de resposta a desastres.
Informações: Defesa Civil Nacional.