Busca

Indigenista da Funai e jornalista inglês desaparecem no Vale do Javari, na Amazônia

Na semana do desaparecimento, segundo relatos, a equipe que acompanha os dois recebeu ameaças em campo

Indigenista da Funai e jornalista inglês desaparecem no Vale do Javari, na Amazônia Foto: Daniel Marenco | Reprodução Notícia do dia 06/06/2022

O indigenista Bruno Araújo Pereira, ex-servidor da Funai, e o jornalista inglês Dom Philips, contribuinte do jornal The Guardian estão desaparecidos há mais de 24 horas na Amazônia.

 

Bruno e Dom faziam, de barco, um trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas. Ambos deveriam ter chegado a Atalaia do Norte na manhã de domingo 5, o que não ocorreu.

 

 

Segundo informações da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), a visita de ambos à comunidade São Rafael estava previamente agendada. O objetivo era que que Bruno Pereira fizesse uma reunião com o líder comunitário do local, apelidado de “Churrasco”. Com base em relatos trocado via satélite, ambos teriam chegado a São Rafael por volta das 6 da manhã do domingo, onde conversaram brevemente com a esposa de “Churrasco”, e depois partiram rumo a Atalaia do Norte.

 

 

Leia mais em Carta Capital