
O médico Daniel Tanaka, um dos principais quadros da saúde de Parintins usou as redes sociais na noite desta sexta-feira para pedir respeito aos profissionais da saúde do município que estão na linha de frente contra a pandemia do novo coronavírus. A postagem acontece horas depois do debate eleitoral na TV Bandeirantes Amazonas onde a atuação da Saúde de Parintins foi duramente criticada pelo candidato da oposição Juscelino Manso. Juscelino disse que faltou competência.
"...A saúde se encontra numa situação difícil. Vidas não são salvas por prefeito ou por gestor, não. Vidas são salvas por pessoas que se dedicam e amam o seu povo. E a gente não viu esse amor, não viu essa preocupação e não viu essa competência...", disse Juscelino diante do candidato a reeleição Bi Garcia.
Tanaka afirmou que foram feitas afirmações levianas e covardes "por um candidato que humilhou Os profissionais de Saúde ao dizer que não exercemos nosso papel com amor e competente....".
O profissional que chegou a ser infectado pelo novo coronavírus enumerou ações feitas pela prefeitura para o combate a pandemia. Tanaka também demonstou apoio a Bi Garcia no texto.
RESPEITO A UM TRABALHO SÉRIO QUE NÓS, PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO, DEMOS NOSSAS VIDAS Sou profissional de...
Publicado por Daniel Tanaka R. Silva em Sexta-feira, 6 de novembro de 2020
JUCELINO MANSO
Em relação a matéria, o candidato Juscelino Manso divulgou nota.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Quero aqui me dirigir a todos os profissionais de saúde de nível técnico e superior de Parintins
Quero que saibam do meu respeito e admiração por vocês conheço profundamente essa rotina, por isso mesmo meu posicionamento, jamais foi e nunca será contra qualquer profissional de saúde.
O que não concordamos é com a forma de gestão dos recursos, e justamente com a falta de valorização de muitos profissionais da área.
Reitero que as manifestações expressas por mim não foram de forma alguma direcionadas a qualquer profissional, mas sim a destinação de recursos, sabemos que os profissionais, que salvam vidas todos os dias, tem jornadas extenuantes e são na verdade totalmente sacrificados pelo sistema, mesmo tendo recursos suficientes pra mais contratações, alem de remuneração justa a cada profissional, NÃO TEM CABIMENTO O GESTOR QUERER USAR O MÉRITO DESSES PROFISSIONAIS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO.
Entendemos sim, que com todos os recursos que o Município recebeu para a saúde em 2020 poderia ter sido feito muito mais, inclusive remuneração justa para os Enfermeiros, Fisioterapeutas, Técnicos de enfermagem, Dentistas e pra muitos Médicos plantonistas, a remuneração desses profissionais hoje pelo município é vergonhosa, sim é vergonhosa, são profissionais que estudam e se dedicam a vida inteira, um gestor não tem o direito de tirar o mérito desses profissionais, pelo contrário temos que valorizá-los, sem eles o sistema de saúde para e quem sofre é a população.
Por isso, não concordo que o gestor se esquive de sua responsabilidade como
o ordenador das despesas, ou seja, ele é a pessoa que determina o valor que será pago a cada profissionail, e ainda se vanglorie às custas de profissionais sendo sacrificados.
REPITO TODO O POVO DE PARINTINS RECONHECE QUE O QUE SALVA A SAÚDE DO MUNICÍPIO HOJE, SÃO OS PROFISSIONAIS E NÃO A ESTRUTURA, NEM DOS HOSPITAIS, NEM DAS UBS QUE ESTÃO TOTALMENTE SEM MANUTENÇÃO.
Juscelino Melo Manso
==
Márcio Costa/AmEmPàuta