Busca

Morre Preta Gil aos 50 anos após batalha contra o câncer

A informação foi confirmada por familiares e pela equipe da artista.

Morre Preta Gil aos 50 anos após batalha contra o câncer Redes Sociais Notícia do dia 20/07/2025

A cantora, atriz e empresária Preta Gil morreu neste domingo, 20 de julho de 2025, aos 50 anos, nos Estados Unidos. Ela estava em tratamento contra um câncer colorretal desde janeiro de 2023. A informação foi confirmada por familiares e pela equipe da artista.

 

Filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta nasceu no Rio de Janeiro em 1974 e se tornou uma figura central da cultura pop brasileira nas últimas duas décadas. Lançou seu primeiro disco em 2003, Prêt-à-Porter, e ficou conhecida por sua irreverência, defesa da liberdade, ativismo político e pela forte presença nos carnavais do Rio, especialmente com o “Bloco da Preta”.

 

Ao longo da carreira, também atuou em novelas, apresentou programas de TV e fundou a agência Music2Mynd, voltada à gestão de imagem de artistas e influenciadores. Seu trabalho sempre dialogou com pautas sociais como o combate ao racismo, gordofobia e a defesa dos direitos LGBTQIA+.

 

Preta foi diagnosticada com câncer no reto no início de 2023, enfrentou cirurgia, quimioterapia, radioterapia e uma série de complicações clínicas, como infecções, pancreatite e sepse. Chegou a anunciar remissão no fim daquele ano, mas a doença voltou em 2024 com metástases. Nos últimos meses, ela estava nos Estados Unidos, onde participava de um tratamento experimental.

 

Nos últimos dias, seu estado de saúde se agravou. Amigos e familiares próximos, como o pai Gilberto Gil e o filho Francisco Gil, dos Gilsons, viajaram para acompanhá-la. O falecimento ocorreu neste domingo em uma clínica especializada. A data e o local do velório ainda não foram confirmados oficialmente.

 

 

AmEmPauta