
O turismo religioso que ganha protagonismo em Parintins com a Festa de Nossa Senhora do Carmo é destaque pela primeira vez no “9º Salão Nacional do Turismo”, em São Paulo. Organizado pelo Ministério do Turismo, o evento que acontece de hoje, 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi, sacramenta a importância de Parintins como polo turístico.
O Salão Nacional é a vitrine de turismo do Brasil. Após uma seleção do Ministério, o município de Parintins foi o único a levar o turismo religioso do Amazonas ao evento, onde estão presentes, o prefeito Mateus Assayag, a secretária de Eventos e Turismo Karla Viana, subsecretária Carla Garcia e a proprietária da Agência Ilha Viagens e Turismo, Luana Frank.
Para o prefeito Mateus Assayag, a conquista representa um marco importante para Parintins. “O turismo é uma das principais portas para gerar emprego e renda para o nosso povo. A Festa de Nossa Senhora do Carmo é a maior manifestação de fé do Baixo Amazonas, atraindo devotos de toda a região. Estamos investindo fortemente para que a gente possa cada vez mais fortalecer os eventos religiosos e o turismo na nossa região, atraindo visitantes, não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro”, enfatizou.
A cultura parintinense é rica e para evidenciá-la ainda mais, o prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves buscam parcerias e políticas públicas para o crescimento do turismo cultural.
A Festa de Nossa Senhora do Carmo é o maior evento religioso do Baixo Amazonas, que consiste na celebração da padroeira da cidade. São 11 dias de evento, que inclui missas, novenas, procissões e outras atividades religiosas e culturais, que movimentam a economia local, arrastando milhares de fiéis e visitantes.
9° Salão Nacional do Turismo
O 9° Salão Nacional do Turismo é o evento que reúne as maiores atrações culturais e turísticas do Brasil. Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, a edição desse ano reúne atrações que incluem espaço das macrorregiões, imersão na gastronomia regional, mercadão da agricultura familiar e 69 expositores de todas as regiões do país.
O espaço expositivo de Parintins, que representa o Amazonas, conta com uma bancada padrão do evento em que é apresentada a festa, oferecendo lembranças como mini terços, pen drivers com calendário e vídeos da cidade, fitas personalizadas da santa, entre outras. A exibição destaca o Andor da Santa produzido por parintinenses que moram em São Paulo e fazem parte da Escola de Samba Mocidade Independente de São Miguel.
“Soubemos da feira que está acontecendo aqui no Anhembi e resolvemos presentear para representar o Amazonas, o Andor de Nossa Senhora do Carmo. ele foi feito com amor e carinho pra nossa padroeira”, disse o artista parintinense Alex.
Durante os três dias de seminários, acontecerão várias atividades, chances para negócios e debates sobre o futuro do turismo no Brasil. A secretária de Eventos e Turismo, Karla Viana, enfatiza que o salão é uma oportunidade de poder divulgar outros segmentos turísticos de Parintins.
“É importante participar de eventos como esse de abrangência nacional e internacional. A Festa de Nossa Senhora do Carmo que atrai milhares de pessoas ao município de Parintins é uma festa que mostra a fé e o amor que o parintinense tem por nossa padroeira. Então precisamos expressar isso ao Brasil e ao mundo por meio do Salão de Turismo”, disse Karla Viana.
A secretária ressaltou a ajuda para concretizar a participação no evento. “Vão ser três dias de evento. E, com certeza, Parintins vai ser mostrada da melhor forma possível. Importante agradecer a Diocese de Parintins, a Luana Frank e o esposo Eric Frank, donos da agência Ilha Viagem e Turismo, por essa parceria com a Prefeitura Municipal de Parintins, pois sem a ajuda de todos não estaríamos aqui hoje”, finaliza.