Márcio Costa - SEMSA/SECOM
Notícia do dia 21/01/2026
Pacientes beneficiados no primeiro mutirão de cirurgia por videolaparoscopia de 2026 comemoraram a oportunidade de terem melhor qualidade de vida com o tratamento especializado disponibilizado pela Prefeitura de Parintins e Secretaria de Saúde.
Foram 25 pacientes, sendo 23 de vesícula e duas cirurgias de hérnia com procedimentos de alta tecnologia que garantem recuperação mais rápida e melhoria significativa na qualidade de vida. A ação integra a política de ampliação do acesso a cirurgias eletivas no município de Parintins.
A paciente Inês Barbosa contou que convivia com crises recorrentes causadas por cálculos na vesícula e aguardava há meses pela cirurgia. “Essas crises já vinham acentuando há alguns meses. Procurei o centro de saúde para ter o diagnóstico e descobri que era pedra na vesícula. Fiz dieta, mas mesmo assim as crises continuaram”, relatou. “Com essa oportunidade de fazer a cirurgia aqui em Parintins, fui contemplada com a vaga. É muito gratificante para o povo parintinense. Eu estava esperando há muito tempo e hoje estou aqui só aguardando a cirurgia”, disse.
O paciente David Andrade também destacou a importância do mutirão para quem mora em Parintins. “Eu demorei muito para tentar resolver esse problema. A gente sabe que tem periodicamente os mutirões de cirurgia, que são muito bons pra gente aqui de Parintins”, afirmou. Ele contou que procurou atendimento incentivado pela esposa. “Se não fosse ela, eu não teria nem feito o ultrassom. Isso é muito importante pra gente cuidar da saúde. Só tenho a agradecer ao poder público pelo cuidado com a saúde do povo”, completou.
O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, acompanhou os procedimentos no centro cirúrgico e ressaltou o impacto da ação. “É o primeiro mutirão de cirurgias de 2026 da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves. É gratificante ver no olhar dos pacientes a oportunidade de fazer o procedimento”, afirmou. Segundo ele, a tecnologia utilizada faz diferença direta na recuperação. “É uma cirurgia de alta qualidade, com videolaparoscopia, que permite uma recuperação mais rápida e retorno ao trabalho em menos tempo”, explicou.
O cirurgião Sidney Chalub destacou que o procedimento já faz parte da rotina do município e da região. “Essa cirurgia já não é mais inovação, ela faz parte da rotina de Parintins e do Baixo Amazonas. Com isso, a gente mantém a excelência da saúde aqui”, disse. Ele também agradeceu o apoio da gestão municipal. “Cada vez mais Parintins se consolida como polo da região do Baixo Amazonas, e novos investimentos, como a maternidade, vão transformar ainda mais a saúde do município”, concluiu.
Texto e fotos Márcio Costa - SEMSA/SECOM