Busca

Nova data do Carnaval de SP e RJ impacta Festival de Parintins; Bois se manifestam

AmEmPauta falou com exclusividade com os presidentes do Caprichoso e Garantido Jender Lobato e Antônio Andrade, respectivamente

Nova data do Carnaval de SP e RJ impacta Festival de Parintins; Bois se manifestam Fotos Elcio Farias Notícia do dia 22/01/2022

 

 

 

A decisão conjunta das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro transferindo desfiles das escolas de samba por conta da variante do coronavirus Ômicron deverá impactar a realização do Festival de Parintins 2022. Tradicionalmente o principal evento da cultura do Amazonas ocorre no último final de semana de junho no Bumbódromo. 

 

A decisão de RJ e SP noticiada nesta sexta-feira transfere inicio para o dia 21 de Abril, feriado de Tiradentes, a realização do carnaval da Marquês de Sapucaí e do Anhembi. 

 

Parte dos artistas que atua nos bois Garantido e Caprichoso realiza também trabalhos para os carnavais do sul do país, principalmente em São Paulo e Rio. 

 

Em períodos de normalidades, os trabalhos de galpão em Parintins iniciam 01 de abril e em 21 de Abril, os trabalhos já estão se intensificando. Além disso, profissionais que atuam no planejamento artístico dos bois também atuam no carnaval do Sudoeste.

 

GARANTIDO E CAPRICHOSO SE PRONUNCIAM

 

Com exclusividade ao site AmEmPauta os presidentes do caprichoso e garantido, Jender Lobato e Antônio Andrade respectivamente que a decisão referente ao carnaval de Rio de Janeiro e São Paulo impacta na realização do Festival de Parintins, já que em 21 de Abril os trabalhos já teriam iniciado dentro dos galpões em Parintins.

 

 

PANDEMIA É PRIORIDADE

 

O presidente Jender Lobato disse o bumbá não está discutindo pontos como a data da realização do Festival Folclórico por conta do crescimento da pandemia no País e no Estado, mas que se a disputa for em junho estaria preparado. Afirmou que o Governo do Estado, realizador do evento, ainda não agendou a pauta por está focado no enfrentamento da crise sanitária. Admitiu, porém que a realização do carnaval de SP e RJ em 21 de Abril, impacta em um período em que os artistas já deveriam estar em galpão. 

 

FESTIVAL EM AGOSTO

 

O presidente Antônio Andrade por sua vez também disse que o Garantido está planejando para o Festival e que não seria problema o Festival em junho. No entanto, Andrade reiterou a necessidade de um tempo entre três e quatro meses de galpão para concretização do projeto, afirmando que o período ideal neste cenário de Pandemia seria o Festival de 2022, em agosto. 

 

 

PERDA DE R$ 160 MILHÕES

 

O prefeito Bi Garcia afirmou em entrevista recente que a realização do Festival Folclórico de Parintins rende dividendos aproximados em torno de R$ 80 milhões de reais a economia do município e que em 2020 e 2021 esse recurso circulou por conta do cancelamento da festa devido a pandemia da covid-19. O município cancelou eventos importantes como Réveillon e o Carnaval 2022 para resguardar o Festival Folclórico de Parintins.

 

 

NOTA SOBRE O ADIAMENTO DO CARNAVAL DO RJ E SP

 

"Pensando na segurança e na vida de nossos componentes, das comunidades e de todas as agremiações carnavalescas, os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo estão oficialmente adiados para abril de 2022. A decisão, tomada em conjunto pelas prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro, foi baseada nos estudos epidemiológicos das secretarias municipais de saúde das duas cidades e tem total apoio da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

 

Os desfiles no sambódromo do Anhembi devem acontecer no período do feriado de Tiradentes (21 de abril).

 

Embora o número de pessoas envolvidas seja grande, conhecemos nossos profissionais, artistas, componentes e espectadores por nome. Temos carinho por cada sambista que dedica seu tempo, de muitas formas, para tornar este espetáculo gigante. Para a Liga-SP, preservar a saúde e segurança das pessoas envolvidas no Carnaval paulistano é prioridade.

 

Neste momento, reafirmamos nosso compromisso com as autoridades no combate à pandemia e acatamos, com a segurança de quem acredita na ciência, a decisão que vai priorizar o coletivo.

 

Aos sambistas, garantimos que continuamos juntos, trabalhando nos projetos que irão para a avenida em abril, exercendo nossa responsabilidade social e fomentando a economia criativa de São Paulo.

 

Nos encontraremos para celebrar a vida em abril, com a festa da qual tanto gostamos."

 

 

Márcio Costa AmEmPauta