
Durante visita a Parintins nesta terça-feira (15), o senador Omar Aziz concedeu entrevista ao site AmEmPauta e outros veículos de imprensa, abordando temas da política estadual, como sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas em 2026, possíveis alianças, reencontro com o ex-adversário coronel Alfredo Menezes e a atual relação com o governador Wilson Lima. Ele esteve no município para prestigiar a sessão especial de outorga de cidadania de Parintins ao empresário Dodozinho Carvalho.
Apontado como principal nome na disputa pelo Palácio do Governo em 2026, Omar confirmou que está em articulação com diversos segmentos da sociedade e gestores municipais. "Eu estou tendo reuniões, essa semana eu tive uma reunião com todos os secretários de saúde do estado do Amazonas, todos os secretários municipais. Eles pontuaram muito em relação à resolutividade aqui de Parintins, que é um polo que recebe pacientes de outros municípios", afirmou.
O ex-governador, que comandou o estado entre 2010 e 2014 e deixou como legado programas como o Ronda no Bairro e o Viver Melhor, defendeu a construção de um “programa de Estado” que vá além de gestões pontuais. “Não é para construir um plano de governo, mas um programa de Estado, que fique perene, que não sofra solução de continuidade. Quem sofre com a descontinuidade não é quem sai do governo, é a população”.
Sobre a formação de chapa e a escolha do candidato a vice, Omar falou em cautela. “É muito cedo pra discutir. Nós temos um grupo muito forte, de peso, com pessoas que têm nos ajudado bastante. As composições vão acontecer no momento certo. Não dá pra atravessar o processo político agora”.
O senador falou do reencontro com o coronel Menezes, seu adversário nas eleições de 2022. “Foi uma eleição muito acirrada, um adversário de peso. Mas eu não tenho inimigos. A gente tem adversários, pensamentos diferentes. Ontem me encontrei com ele numa rádio, apertei a mão dele, agradeci as palavras. Fico muito feliz em saber que tenho a confiança também daqueles que disputaram eleição contra mim”.
O senador também comentou sobre a relação com o governador Wilson Lima, destacando a importância da institucionalidade. “Tenho uma boa relação com ele, respeitosa. Não é meu inimigo. A liturgia do cargo, e para quem foi governador como eu, não me permite estar fazendo críticas a ninguém. Quem deve avaliar é a população.”
Omar Aziz reafirmou o desejo de voltar ao governo com uma proposta voltada para a continuidade de políticas públicas duradouras. “Espero que Deus possa nos abençoar, o povo do Amazonas possa querer, que a gente possa voltar a governar e melhorar a situação da população do nosso estado”, finalizou.
Assista o vídeo completo da entrevista ao site AmEmPauta
Márcio Costa/ AmEmPauta