Fotos: Pedro Coelho - SECOM
Notícia do dia 13/05/2026
A Prefeitura de Parintins informou que ainda há vagas disponíveis para a segunda etapa do mutirão de cirurgias de catarata realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Agora Tem Especialistas. Nesta fase, serão realizados 600 procedimentos cirúrgicos no município.
A ação é destinada a pessoas a partir de 40 anos que apresentem sintomas ou necessidade de cirurgia de catarata. Os interessados devem procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Secretaria Municipal de Saúde para participar da triagem.
As avaliações dos pacientes acontecerão nos dias 15, 16 e 17 de maio. Já as cirurgias serão realizadas entre os dias 18 e 23 de maio, no Hospital Jofre Cohen.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o programa prevê a realização de mil cirurgias de catarata em Parintins. As primeiras 400 foram realizadas em abril e agora o município inicia a segunda etapa do mutirão.
O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, destacou que a meta é reduzir e até zerar a fila de espera pelo procedimento na cidade.
“Estamos realizando agora a segunda etapa do mutirão de cirurgia de catarata em Parintins nessa parceria importante do prefeito Mateus Assayag, da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, com o Governo Federal e o presidente Lula. Já realizamos 400 cirurgias em abril e agora serão mais 600 procedimentos”, afirmou.
Ele reforçou que a população ainda pode procurar atendimento para garantir participação na seleção dos pacientes.
“As pessoas que queiram realizar o procedimento cirúrgico podem procurar as unidades básicas de saúde ou a Secretaria de Saúde, porque ainda temos vagas”, disse.
Todas as UBSs de Parintins estão aptas para receber os pacientes interessados no mutirão. Após a avaliação inicial, os participantes passarão pela triagem médica que definirá quem está apto para realizar a cirurgia.
Texto: Márcio Costa - SEMSA/SECOM