Foto: Arquivo SECOM
Notícia do dia 13/10/2026
A Prefeitura de Parintins realiza nesta quinta-feira (15) a entrega de mais de 18 mil quilos de alimentos produzidos pela agricultura familiar a 13 instituições socioassistenciais do município. A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA 2026), executado por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA).
A entrega será às 9h, na sede da SEMPA, localizada no Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza, na rodovia Odovaldo Novo. Entre os produtos estão jerimum, melancia, cará, feijão de corda, banana, farinha, coco, macaxeira, melão e goiaba.
Agricultores e instituições beneficiados
Ao todo, 45 produtores rurais de Parintins participam do programa, que compra alimentos diretamente dos agricultores familiares e destina a produção a 13 entidades sem fins lucrativos que prestam serviços de assistência social.
Entre as instituições contempladas estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a Diocese de Parintins, a Sociedade Pestalozzi, o Instituto de Autismo, os Povos da Floresta da Vila Amazônia e associações de moradores.
Segundo a subsecretária da SEMPA, Rafaela Figueiredo, os alimentos passarão por conferência, pesagem e registro para garantir o controle e a organização da entrega.
“O PAA é um programa importante coordenado pela Prefeitura de Parintins, que leva recursos diretamente ao agricultor familiar com a compra dos produtos. Então, temos o maior cuidado e atenção para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, afirmou.
O produtor Luiz Viana, da comunidade do Parananema, também ressaltou a importância do programa para quem vive da produção rural.
“Hoje a gente agradece muito o PAA da Prefeitura por nos ajudar bastante. Isso melhorou muito. Então, hoje eu agradeço, principalmente, ao prefeito por ele estar com essa boa disposição de ajudar o agricultor, o produtor. Isso é muito bom pra gente que mora no interior”, disse.
Programa federal
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do Governo Federal que compra alimentos da agricultura familiar para destiná-los a pessoas em situação de vulnerabilidade social e a redes de assistência.
Em Parintins, as entregas seguem um cronograma que se estende até fevereiro de 2027, beneficiando produtores rurais e instituições socioassistenciais.
Informações: Eldiney Alcântara – SEMPA/SECOM