
O prefeito Bi Garcia (DEM) anunciou que a a Prefeitura de Parintins comprou reforço de oxigênio para que não haja falta no hospital Jofre Cohen, unidade referência para covid-19. Demanda em Parintins também cresceu de forma expressiva.
Manaus ganhou as manchetes nacionais e internacionais com ocorrências de pacientes morrendo sem oxigênio.
O prefeito Bi Garcia afirmou que Parintins comprou 45 cilindros de oxigênio que devem chegar na cidade em um avião Brasília fretado pela Prefeitura na madrugada desta sexta-feira. Um tanque de oxigênio que estava previsto para chegar a cidade nesta quinta-feira, pode ter sido confiscado por conta da alta demanda em Manaus. Para amenizar a situação, empresários locais se uniram para adquirir 24 balas de oxigênio que serão doadas ao Jofre Cohen.
Bi Garcia falou em operação de guerra. Os 45 cilindros comprados nesta quinta e que chegarão na madrugada são suficiente para 6 horas de demanda do Hospital. Ele afirmou que se for necessário o município irá passar o dia de sexta-feira negociando mais carregamentos de oxigênio para que aeronaves maiores possam buscar.
"Devemos chegar a compra de 100 cilindros de oxigênio até a chegada do tanque e de uma nova usina de oxigênio pra Parintins", afirmou o prefeito.
Segundo o Secretário de Saúde Clerton Rodrigues, Parintins tem enfrentado uma situação grave, com ampliação dos casos e internações. O secretário disse ainda que os profissionais de saúde também estão sendo infectados em larga escala.
"Na primeira onda chegamos no máximo 65 pacientes e agora já chegamos a 90 pacientes internados, um número muito alto", disse Clerton.
Parintins já conta com uma usina de oxigênio que produz 5 metros cúbicos de oxigênio por hora e a usina de oxigênio que será instalada terá a capacidade de produção de 38 metros cúbicos.
Márcio Costa/ AmEmPauta