Busca

Prefeitura certifica 53 novos artesãos com apoio de Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves

Centro “Dona Cota” será transformado em programa permanente de qualificação e renda.

Prefeitura certifica 53 novos artesãos com apoio de Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves Fotos: Pedro Coelho Notícia do dia 02/08/2025

 

Com foco na geração de emprego, renda e inserção no mercado de trabalho, a Prefeitura de Parintins certificou 53 profissionais, entre mulheres e homens, nos cursos de Artesanato e Acessórios Bovinos ofertados no Centro Municipal de Costura “Dona Cota”. A iniciativa faz parte das ações da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves que fortalecem a economia criativa.

 

 

A certificação realizada na tarde desta sexta-feira, 01, integra o Programa de Qualificação Profissional e Geração de Renda, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEMASTH).

 

 

A mostra da produção artesanal de dois meses de aulas práticas reuniu sandálias customizadas, terços artesanais, acessórios bovinos, max colar, brincos, bolsas de pedrarias, pulseiras, chaveiros, miniatura dos bumbás Caprichoso e Garantido, peças tecidas em macramê e outros produtos.

 

 

“O parintinense já tem o talento nas veias e aqui aprende as técnicas para replicar conhecimento, produzir para ganhar dinheiro, levar mais sustento para dentro de suas casas. Nós estamos fazendo a nossa parte, proporcionando, oportunizando formação para que eles possam ter ofício e profissão”, enfatizou o prefeito Mateus Assayag.

 


Durante a cerimônia, o prefeito anunciou que vai transformar o Centro “Dona Cota” em programa de governo de qualificação profissional e geração de renda.

 

 

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves, acompanhou de perto cada detalhe dos produtos e saiu entusiasmada com os resultados. “Nós estamos prestigiando o encerramento desses cursos muito importante para nossa administração na vida das pessoas. Elas vão continuar produzindo, vendendo, tendo renda. As histórias contadas, os meses que aprenderam levarão para a vida toda. Melhor que isso é saber que aqui tem inclusão. É muita alegria ter o certificado e ter renda em casa”, disse a vice-prefeita.

 

 

Promovendo inclusão e incentivando talento, o curso de artesanato oportunizou para Ana Clara, 15, autista nível 1, o suporte para encontrar nas cores, texturas e formas um novo jeito de se comunicar. Ela foi ouvinte no curso de artesanato, aprendeu técnicas, ganhou autonomia, respeito e acolhimento.

 


Em depoimento emocionado, a mãe atípica Carol Batista, disse estar orgulhosa da filha. “Aqui no Dona Cota, ela se encontrou, sempre gostou de artesanato e com as técnicas e a paciência do professor Saullo Assayag ela produziu bolsas com pedrarias, sandálias, brincos. Acreditem, os autistas têm capacidade. Hoje ela quer comprar, vender, ser empreendedora. Só gratidão, prefeito, pela oportunidade dada para mim, minha irmã e minha filha”, agradeceu.

 

 

João Pedro Gadelha, artesão e decorador nos bumbás, participou do curso com objetivo de ter acesso ao certificado que comprove a profissão. “Essa oportunidade que o prefeito Mateus me deu vai ser muito importante porque eu já sabia um pouco do artesanato, mas eu precisava do certificado porque sou artesão”, destacou.

 

 

Para a secretária Zeila Cardoso, esse é um momento importante da gestão do prefeito Mateus e da vice Vanessa que investe na qualificação, profissionalização, capacitação e inclusão produtiva. Ela agradeceu a equipe Dona Cota. “Estamos entregando 53 profissionais que a partir de agora irão desenvolver seus empreendimentos, suas habilidades e gerar renda”, ressaltou.

 

 

A coordenadora do Centro Dona Cota, Lene Monteiro, incentivou os profissionais a continuar e informou que em breve novos cursos serão anunciados.

 

 

Os indicadores do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho- ACESSUAS mostram que mais de seis mil pessoas já foram qualificadas pelo Centro “Dona Cota". De janeiro a julho de 2025, na gestão do prefeito Mateus, os indicadores registram que mais de 1 mil pessoas tiveram acesso à minicursos e oficinas ofertados em ações de cidadania, informou a articuladora Geane Dias.

 

 

Texto: Josene Araújo -SEMASTH/SECOM