Busca

Prefeitura de Manaus registra participação inédita de 63 escolas na Olimpíada Mirim

Estudantes do 2º ao 5º ano da rede municipal participaram da primeira fase da competição nacional nesta terça-feira (25)

Prefeitura de Manaus registra participação inédita de 63 escolas na Olimpíada Mirim Fotos – Eliton Santos/ Semed Notícia do dia 26/08/2026

 

A rede municipal de ensino de Manaus ampliou sua participação na 5ª Olimpíada Mirim – OBMEP 2026, com um número recorde de unidades inscritas na competição. Ao todo, 63 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram da primeira fase, realizada nesta terça-feira (25), simultaneamente em todo o país.

 

A competição reúne estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e busca estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas matemáticos por meio de questões adequadas à faixa etária.

 

A OBMEP Mirim é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da B3 Social e recursos dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

A olimpíada é dividida em dois níveis: o Mirim 1, destinado aos alunos do 2º e 3º anos, e o Mirim 2, voltado aos estudantes do 4º e 5º anos.

 

Segundo a assessora técnica pedagógica de Matemática da Semed, Elissandra Rubim, os conteúdos cobrados estão relacionados ao que os alunos já desenvolvem em sala de aula.

 

“As habilidades cobradas estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Escolar Municipal da Semed. As questões contemplam conteúdos de números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, além de probabilidade e estatística”, explicou.

 

Participação dos estudantes

 

Entre as escolas participantes está o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, na zona Leste de Manaus. Na unidade, 270 estudantes dos turnos matutino e vespertino fizeram a primeira etapa da competição.

 

Para a gestora Lucicleia Duarte Aquino, a participação na olimpíada tem impacto no aprendizado dos alunos e no desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.

 

“Percebemos que os alunos que participam da competição desenvolvem melhor os conhecimentos matemáticos. É um trabalho que tem apresentado resultados positivos”, destacou.

 

A estudante Luna Gabriele da Silva, de 9 anos, do 3º ano, também participou da prova e contou que a experiência contribuiu para sua aprendizagem.

 

“A OBMEP me ajudou a aprender melhor as operações matemáticas, como divisão e multiplicação. Estou confiante de que fiz uma boa prova”, afirmou.

 

A primeira fase contou com 15 questões objetivas. Os estudantes classificados seguirão para a segunda etapa, marcada para 10 de novembro, também com 15 questões objetivas.

 

Texto: Emerson Santos/SEMED