Fotos – João Viana/Semcom
Notícia do dia 22/06/2026
A rede municipal de saúde de Manaus ganhará o reforço de 96 novos profissionais convocados do cadastro reserva. Os servidores serão distribuídos em unidades básicas da capital, incluindo estruturas recém-reformadas e locais que passam por ampliação dos serviços, ampliando a capacidade de atendimento à população.
O anúncio foi feito pelo prefeito Renato Junior nesta segunda-feira (22), durante a entrega da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste de Manaus.
Segundo o prefeito, a convocação integra as ações da gestão para fortalecer a atenção básica e garantir equipes completas nas unidades de saúde.
“Temos mais três unidades novas programadas para entrega. Nas próximas semanas, estaremos chamando mais profissionais do cadastro reserva para fortalecer ainda mais as unidades. Estamos reforçando a rede para garantir dignidade, acolhimento e resultados no atendimento à população”, afirmou Renato Junior.
O chamamento contempla profissionais para os cargos de assistente em administração, técnico de enfermagem, técnico em patologia clínica, assistente social, cirurgião-dentista, enfermeiro geral, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a medida é considerada estratégica para acelerar a recomposição das equipes, ampliar a oferta de serviços e reduzir lacunas em áreas essenciais da atenção básica.
O secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, destacou que a convocação ajudará a ampliar o acesso da população aos serviços da rede.
“Esse chamamento é estratégico para fortalecer as equipes e garantir que as unidades funcionem com capacidade plena, ampliando o acesso da população”, disse.
Nagib Salem também informou que todos os aprovados dentro do número de vagas previstas no concurso já foram convocados. Com a nova chamada, o total de profissionais convocados do cadastro reserva chega a 3.449, número 70% superior às 2.001 vagas originalmente ofertadas.
A convocação faz parte das ações da Prefeitura de Manaus para ampliar a cobertura da atenção básica e fortalecer a estrutura de atendimento da rede municipal de saúde.
Com informações de Marcilene Frutuoso/Semcom e Divulgação/Semsa