
Parintins, palco do Festival Folclórico será contemplada na primeira etapa do Programa AmpliAR, do Ministério de Portos e Aeroportos. O Aeroporto Júlio Belém terá pista modernizada, terminal ampliado e capacidade operacional reforçada, facilitando o acesso a uma cidade que hoje depende de conexões longas ou de viagens de barco ou lanchas.
A expectativa é de que a modernização do aeroporto não apenas facilite o acesso, mas também abra novas rotas de desenvolvimento humano e econômico. Com um aeroporto mais eficiente, crescem as oportunidades para hotéis, pousadas, restaurantes, transporte local, artesanato, guias de turismo e produtores culturais.
A sessão pública do certame está marcada para 24 de novembro de 2025, na B3, em São Paulo. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, o AmpliAR prioriza Norte e Nordeste, regiões com grande potencial turístico ainda inexplorado, e representa uma política pública inédita construída em parceria com o TCU. “A cada quatro turistas que chegam a uma cidade, um emprego é gerado. Queremos que brasileiros e estrangeiros viajem mais para o interior do Brasil”, destacou.
O secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, reforçou que o programa abre caminho para investimentos privados em aeroportos deficitários, fortalecendo a aviação regional. Para os moradores, mais do que infraestrutura, a modernização simboliza transformação. “Com mais facilidade de acesso, os turistas podem conhecer nossos festejos religiosos, praias, belezas naturais e comunidades. Isso significa mais empregos e renda para muitas famílias”, afirmou Milagre Junior, proprietário da Pousada Aconchego dos Milagres.
Além de Parintins, outros sete aeroportos da Região Norte também serão contemplados nesta fase: Itacoatiara (AM), Barcelos (AM), Cacoal (RO), Itaituba (PA), Tarauacá (AC), Vilhena (RO) e Araguaína (TO).
Ministério de Portos e Aeroportos