Busca

Nova apreensão de quelônios termina em multa de mais de meio milhão no Amazonas

Foram areendidos 117 animais

Nova apreensão de quelônios termina em multa de mais de meio milhão no Amazonas Divulgação Notícia do dia 08/10/2025

 

Em atividade de fiscalização no dia 07 de outubro de 2025, uma equipe formada por servidores do ibama e icmbio abordaram uma embarcação que passava em frente a base fluvial do Parque Nacional do Jaú.

 

Durante a vistoria, disfarçado embaixo de produtos regionais que supostamente seriam comercializados em Novo Airão, a equipe encontrou 117 quelônios.

 

Após o flagrante, o infrator foi multado em R$ 585.000, a embarcação foi apreendida.

 

Os animais que foram considerados em bom estado de saúde por especialistas foram soltos imediatamente na própria base.

 

A ação foi realizada durante monitoramento de áreas de manejo executado pelo Programa Quelônios da Amazônia (PQA) do Ibama.

 

O PARNA do Jaú é uma Unidade de Conservação Federal de proteção integral sob gestão do Instituto de Conservação Chico Mendes da Biodiversidade. Com 2,3 milhões de hectares afeta os munícipios de Novo Airao e Barcelos no Amazonas e Caracaraí em Roraima.

 

"A região é altamente relevante para a conservação da natureza na Amazônia. Não podíamos permitir que crimes ambientais ocorram no Parque Nacional. O Ibama e icmbio atuarão juntos e de forma intensa para impedir novas agressões à natureza", afirma o Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.

 

Fonte: Divulgação IBAMA-AM.