
No próximo sábado, dia 09, a comunidade do Macurany e os Residenciais Vila Cristina e Parintins serão palco de um grande evento cultural: a Virada Cultural Macuranys. A iniciativa acontecerá das 7h até a meia-noite, reunindo 10 apresentações artísticas, entre bandas, grupos de dança e manifestações visuais, com foco em artistas da própria região. Mais de 200 moradores estão diretamente envolvidos nas ações.
O evento será realizado no campinho de futebol da Vila Cristina, que receberá uma grande estrutura com palco, som e iluminação adaptados para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência visual, com controle de intensidade e ambientação sonora específica. Intérpretes de Libras, audioguias e audiodescritores também estarão presentes, além de espaços acessíveis para cadeirantes, reforçando o compromisso com uma cultura para todos.
A programação inclui oficinas culturais inclusivas de desenho e pintura, voltadas especialmente para pessoas com deficiência, com a participação de 100 moradores e acompanhamento de profissionais especializados. O evento também busca fomentar o protagonismo comunitário, com 50 pessoas da comunidade diretamente envolvidas na produção e realização das atividades.
Outro destaque é a valorização ambiental. Serão plantadas 100 mudas de árvores frutíferas em data posterior, durante um evento comunitário que envolverá os moradores dos Residenciais, promovendo o cuidado com o território e a consciência ecológica. Além disso, durante a virada, os moradores poderão comercializar artesanatos, comidas típicas e produtos da economia criativa, fortalecendo a renda e a cultura local.
A Virada Cultural Macuranys é um projeto proposto pela professora e produtora cultural Carliany Santos, sob a orientação do produtor cultural Franciney Silva, e foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – Nível Estadual.
“A Virada Cultural Macuranys nasce como uma resposta potente às ausências históricas de políticas públicas voltadas à cultura nas periferias. Nosso objetivo é mostrar que arte, inclusão e sustentabilidade também são direitos das nossas comunidades. Através desse evento, queremos dar visibilidade ao talento local, gerar oportunidades e afirmar que o Macurany pulsa cultura”, destaca Franciney Silva.
“Sou moradora, professora e produtora cultural. Criar a Virada Cultural Macuranys foi um sonho que nasceu das escutas e das vivências aqui no território. É um momento em que a comunidade se vê, se reconhece e celebra suas múltiplas potências. Esse evento não é só um show; é um grito coletivo de pertencimento”, afirma Carliany Santos.