Busca

Babá Tupinambá reafirma que foi agredido e recebe apoio unânime na Câmara Municipal

Babá mostrou o vídeo em que foi agredido pelo Secretário do cerimonial do município

Babá Tupinambá reafirma que foi agredido e recebe apoio unânime na Câmara Municipal Redes sociais Notícia do dia 21/10/2025

 

Durante sessão realizada nesta segunda-feira (20), o vereador Babá Tupinambá voltou a relatar que foi agredido fisicamente pelo secretário de Cerimonial da Prefeitura, Edwan Oliveira, durante evento oficial da programação de aniversário do município. O parlamentar exibiu um vídeo no plenário mostrando o momento da agressão e reforçou que, apesar de admitir que havia ingerido bebida alcoólica no evento, o fato não justifica a atitude do secretário. 

 

" Estava alterado, passado do ponto, mas o fato que ocorreu não é motivo para o Edwan me dar o murro, de ser covarde comigo e de fazer o que ele fez comigo. Ele sabe, ele me conhece desde o Boi que eu sou um cara que tenho pavio curto. Eu jamais, em 55 anos, fiz isso covardemente. Eu jamais irei atacar ninguém por trás. Eu jamais irei fazer isso em palco, em qualquer outra coisa, em qualquer outro evento que aconteça. O Edwan passou do ponto. O Edwan está se achando o rei", discursou. 

 

"Eu espero que isso não aconteça com ninguém, principalmente vindo de um secretário da Prefeitura, de um cerimonialista que tem que se dar o respeito e respeitar as pessoas que estão ali... Eu aqui quero pedir desculpa a todos os vereadores, a população pelo acontecido". 

 

Apoio unânime da Câmara

 

Todos os vereadores presentes manifestaram solidariedade a Babá Tupinambá e repudiaram a agressão, classificando o episódio como um ataque não apenas à pessoa do parlamentar, mas ao Poder Legislativo de Parintins. Entre eles Cabo Linhares, Márcia Baranda, Fernando Menezes, Adson Príncipe, Fábio Cardoso, Naldo Lima, Telo Pinto, Marcos Cursino, Flávio Farias, Alex Garcia, Azamor Pessoa e Julvan Medeiros, além de manifestações de apoio de outros parlamentares que não estavam presentes no plenário no momento do discurso.

 

O vereador Telo Pinto, líder do governo municipal na Câmara, informou que irá solicitar uma reunião com o prefeito Mateus Assayag para relatar o caso e pedir "disciplina, uma espécie de manual" para os secretários municipais. 

 

 

AmEmPauta