
Em coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado, 18, em Parintins, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) falou sobre a grande diferença entre a atenção do governo Lula ao Amazonas em comparação com seu antecessor, Jair Bolsonaro. Ao lado do senador Omar Aziz, dos deputados federais Saullo Vianna e Pauderney Avelino, do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, do ex-prefeito Bi Garcia e de vereadores, Braga afirmou que a diferença entre as duas gestões é “a diferença do azeite para o vinagre”. Destacou que o governo Lula tem sido determinante para garantir investimentos, preservar a Zona Franca de Manaus e retomar programas sociais e estruturantes abandonados nos últimos anos.
Braga respondeu a uma pergunta do jornalista Márcio Costa, do site AmEmPauta: “É uma comparação absolutamente desproporcional a atenção que o governo Lula dá ao Amazonas em relação ao governo anterior”.
O senador ressaltou que, se não fosse Lula, programas essenciais como "Luz para Todos" e "Minha Casa, Minha Vida" não teriam chegado ao interior do Estado, nem teriam sido criadas ou fortalecidas instituições de ensino como o IFAM e a UFAM em Parintins. Eduardo Braga enfatizou que o atual governo federal destinou mais de R$ 200 milhões para obras e investimentos no município, em uma ação articulada com a bancada federal e com apoio direto do Palácio do Planalto. Segundo ele, isso jamais ocorreu na gestão anterior. Pontuou ainda que, pela primeira vez na história, o governo federal garantiu recursos substanciais para os bois Garantido e Caprichoso, reconhecendo a importância cultural e econômica do Festival de Parintins para o Brasil.
Braga destacou também a preservação da Zona Franca de Manaus, afirmando que Lula assegurou as vantagens comparativas do modelo econômico até 2073 e garantiu sua integridade dentro da Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional.
Segundo o senador, o modelo é fundamental para a geração de empregos e a manutenção da economia do Estado, sendo o principal responsável pelo financiamento de políticas públicas em todo o Amazonas.
Ao comparar diretamente os dois governos, Eduardo Braga afirmou que “é uma diferença que não dá para comparar”, reforçando que o presidente Lula tem demonstrado compromisso concreto com os povos do interior e com o desenvolvimento do Amazonas, enquanto o governo Bolsonaro “pouco ou nada fez” pelo Estado. Para o senador, o atual momento representa uma nova fase de investimentos e valorização da região, sustentada por ações federais que impactam diretamente a vida da população.
Agenda
Braga, Omar e outros estão no município a convite do prefeito Mateus Assayag para fiscalizar obras que contam com suas emendas e para inaugurar a Casa da Cultura do município. Parintins completou 173 anos no dia 15 de outubro.
AmEmPauta