Busca

Conferência da Assistência Social construiu propostas para os próximos dez anos do SUAS

O evento reuniu mais de 300 pessoas no Auditório da UEA, nos dias 10 e 11 de julho

Conferência da Assistência Social construiu propostas para os próximos dez anos do SUAS Fotos: Eder Repolho - SECOM Notícia do dia 13/07/2025

 

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, promoveu a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, onde foram escolhidas propostas para aprimorar os serviços do setor e eleitos os delegados que representarão o município nas etapas estadual e federal.

 

O evento reuniu mais de 300 pessoas no Auditório da UEA, nos dias 10 e 11 de julho. O destaque do evento foi a ampla participação dos usuários, que contribuíram ativamente com sugestões e debates sobre as políticas públicas voltadas ao atendimento social.

 

O usuário do Núcleo Paschoal Allagio, Armando Azevedo, 76, contribuiu com propostas voltadas para o letramento digital. “Todos nós somos dependentes da tecnologia, há carência de conhecimento, é fundamental que os profissionais e os usuários recebam treinamento. Uma letra errada em um documento causa problema. E a conferência foi o espaço a mim concedido para falar” , ressaltou.

 

Usuários do Distrito de Mocambo, Caburi e Vila Amazônia, tiveram voz na plenária com propostas para os próximos dez anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

 

A Conferência, que teve como tema “20 anos do SUAS, construção, proteção social e resistência”, evidenciou a importância do cofinanciamento para a consolidação e o avanço do sistema. De acordo com a Secretária Zeila Cardoso, há mais de dez anos não há reajuste.

 

A luta é para a aprovação da PEC 383 que está em tramitação no Congresso Nacional e busca assegurar que 1% da receita corrente líquida da União seja destinada aos SUAS.

 

Em nome do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, a secretária agradeceu todos que contribuíram defendendo propostas nos dois dias de debates. “Foi um momento enriquecedor com mestres, doutores e principalmente a participação popular em massa com usuários e organizações da sociedade civil. O resultado da conferência terá impacto positivo na esfera municipal e federal”, destacou a secretária.

 

A presidente do CMAS, Joelilce Trindade, considerou a conferência um espaço democrático. “Este é o espaço de diálogo para construir propostas aprovadas na plenária que serão levadas pela delegação para a estadual e federal”, concluiu.

 

Delegados eleitos:

 

Governo 

Zeila Cardoso - titular

Maria de Lourdes - titular

Joelilce Trindade - suplente

Adson Almeida - suplente

 

Usuários 

Alessandra Sakamoto - titular

José Vitor Pinheiro Cesário - suplente

 

Entidades

Marcos Moura - titular

Joana Darc - suplente

 

Trabalhadores do SUAS

Antônia Pontes - titular

Camila Lacerda - suplente

 

 

Texto: Josene Araújo - SEMASTH/SECOM