Busca

David Almeida acompanha fase final da montagem da megaestrutura do ‘#SouManaus 2025’

A programação do “#SouManaus” já começou com mostras de artes visuais, pintura, cinema e moda indígena.

David Almeida acompanha fase final da montagem da megaestrutura do ‘#SouManaus 2025’ Fotos - Antônio Pereira/Semcom-Prefeito Notícia do dia 03/09/2025

 

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, na tarde desta terça-feira, 2/9, a fase final da montagem da mega estrutura do festival “#SouManaus Passo a Paço 2025”, no Centro. A edição deste ano conta com 17 palcos montados no perímetro do evento e terá a maior estrutura já instalada na cidade para um evento cultural. 

 

 

“Somente de LED, nós vamos ter mais de 550 metros quadrados. Esse palco é um espetáculo à parte de iluminação e tecnologia. É a maior estrutura já montada para eventos culturais na história de Manaus”, enfatizou David Almeida.

 

 

Na ocasião, o prefeito também anunciou a proposta de mudança de nomenclatura do palco principal do festival. O espaço, até então chamado de palco Malcher, passará a se chamar palco Mirante, em referência ao mirante Lúcia Almeida, ponto turístico localizado em frente ao espaço. Já o palco Alfândega mantém o nome em homenagem ao prédio histórico vizinho.

 

 

“Esse é o palco principal. Nós temos o prédio da Alfândega que fica ao lado do palco que homenageia o prédio da Alfândega. Então, agora nós vamos homenagear esse que é o palco principal, vai ser o palco Mirante, que fica em frente ao mirante Lúcia Almeida. Quando nós formos nos referir ao palco principal, é o palco Mirante”, destacou o prefeito.

 

 

Programação e novidades

 

 

A programação do “#SouManaus” já começou com mostras de artes visuais, pintura, cinema e moda indígena. Nesta terça-feira, os visitantes puderam conferir a mostra de cinema, com exibições gratuitas de produções locais e regionais. As exibições acontecerão, também, na quarta e quinta-feira, 3 e 4/9, sempre as 19h, no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), no Centro, zona Sul.

 

 

Outra programação acessível foi a “Oficina de Tingimento Natural”, conduzida pelo estilista indígena Sioduhi, do povo piratapuya (waíkahna), referência em futurismo indígena amazônico. Durante a atividade, foram aplicadas técnicas de tingimento natural com a tecnologia ManioColor e o uso de fibras amazônicas, reforçando que vestir-se é também um ato de expressão cultural e resistência.

 

 

Entre as novidades, o prefeito destacou a corrida “#SouManaus”, que será realizada na quinta-feira, 4/9, véspera do feriado da Amazônia. As inscrições esgotaram em minutos após o início, com mais de 100 mil acessos ao site, e a entrega dos kits será feita mediante doação de um quilo de leite, nesta quarta-feira, 3, das 10h às 21h, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra.

 

 

“Queremos incentivar a prática esportiva e, ao mesmo tempo, estimular a solidariedade. Amanhã começa a entrega dos kits, e faço um convite para que todos levem um quilo de leite no ato da retirada”, ressaltou Almeida.

 

 

Outro destaque é a programação gratuita para crianças e famílias. “Na sexta-feira, dia 5, nós vamos ter a Maria Clara e o JP em um evento para as crianças. Você, papai, mamãe, titio, titia, vovô e vovó, não precisa de pulseiras para ter acesso. E também teremos, no mesmo dia, o evento gospel e cristão com o Fernandinho, Eli Soares e o padre Alessandro, também com entrada liberada”, informou.

 

 

Acessibilidade garantida

 

 

A Prefeitura de Manaus também preparou uma ampla estrutura para garantir acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs). No palco Mirante, serão 1.500 vagas por noite para PcDs, cada uma com direito à acompanhante, totalizando 3 mil pessoas por noite. Já no palco Alfândega, serão 1.000 vagas por noite, também com direito à acompanhante, alcançando 2 mil pessoas por noite.

 

 

Com a realização do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, a gestão do prefeito David Almeida reforça o compromisso com a democratização da cultura e o incentivo ao lazer em Manaus, proporcionando experiências gratuitas e inclusivas para todas as idades, além de valorizar a história e os espaços da cidade.

 



Texto - Emanuelle Baires/Semcom-Prefeito