Busca

Deputados Estaduais da 20ª Legislatura tomam posse na quarta-feira, 1º

Logo após a cerimônia de posse dos 24 deputados, o Plenário formado vai realizar a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2023-2024

Deputados Estaduais da 20ª Legislatura tomam posse na quarta-feira, 1º Foto: Danilo Mello Notícia do dia 01/02/2023

Os 24 deputados da 20ª Legislatura (2023/2027) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tomam posse nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a partir das 9h30, no Plenário Ruy Araújo da Sede do Poder Legislativo. Serão empossados 14 deputados estaduais reeleitos e 10 deputados que cumprirão o primeiro mandato na Casa do Povo.

 

De acordo com o Regimento Interno, em seu Art. 4º, Parágrafo único, a sessão será presidida pelo parlamentar mais idoso, no caso, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil). Após a abertura, convida dois parlamentares para secretariar os trabalhos.

 

O Art. 6º estabelece que os procedimentos a serem obedecidos na posse dos deputados e na instalação da legislatura. Primeiro, o presidente, de pé, profere o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e do Estado do Amazonas, e observar as leis, desempenhando com lealdade o mandato que me foi conferido pelo povo amazonense.” Em seguida, os deputados são chamados nominalmente para assinar o termo de posse.

 

Logo após a cerimônia de posse dos 24 deputados, o Plenário formado vai realizar a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2023-2024, sessão também presidida pelo deputado mais idoso, de acordo com o Regimento. O processo eleitoral é feito com a escolha ou aclamação de chapas formadas pelos cargos que compõem a Mesa Diretora do Poder Legislativo: presidente, vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, secretário-geral, 2º secretário-geral, 3º secretário-geral e corregedor.

 

A cerimônia de posse será transmitida pela TV Aleam, canal 6 da NET e também no canal aberto 6,2, e virtualmente pelo canal do YouTube da Casa – www.youtube.com/@AssembleiaAM, e pelos perfis da Assembleia Legislativa nas redes sociais.

 

 

 

Confira abaixo, em ordem alfabética, os nomes dos 24 deputados que compõem a 20ª Legislatura da Aleam:

Abdala Fraxe Avante

 

Adjuto Afonso União Brasil

 

Alessandra Campelo PSC

 

Cabo Maciel PL

 

Carlinhos Bessa PV

 

Comandante Dan PSC

 

Cristiano D’Angelo MDB

 

Daniel Almeida Avante

 

Débora Menezes PL

 

Delegado Péricles PL

 

Dr. George Lins União Brasil

 

Dr. Gomes PSC

 

Dra. Mayara Republicanos

 

Felipe Souza Patriota

 

Joana Darc União Brasil

 

João Luiz Republicanos

 

Mário César Filho União Brasil

 

Mayra Dias Avante

 

Roberto Cidade União Brasil

 

Rozenha PMB

 

Sinésio Campos PT

 

Thiago Abrahim União Brasil

 

Wanderley Monteiro Avante

 

Wilker Barreto Cidadania