Busca

Educadores do projeto ‘Mestre Qualificado’ avançam para a fase final do mestrado na UEA

Iniciado em 2022, projeto fortalece educação continuada de professores e pedagogos. Mestrandos iniciaram a defesa de suas dissertações

Educadores do projeto ‘Mestre Qualificado’ avançam para a fase final do mestrado na UEA Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar Notícia do dia 19/03/2025

 

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o projeto prioritário “Mestre Qualificado”, do programa “Educa+Amazonas”, conclui, no primeiro semestre de 2025, a formação de 40 professores e pedagogos contemplados nas primeiras turmas de Mestrado em Educação, Letras e Arte, Ciências Humanas e ProfÁgua (Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos). 

 

Nesta reta final, os professores realizam as defesas de suas dissertações nos programas oferecidos pela UEA. Para 2025, a expectativa é que 65 educadores ingressem em novas turmas de Mestrado, com previsão de conclusão em 2027. 

 

 

A Secretaria de Educação garante o afastamento dos servidores do Quadro do Magistério Público da Secretaria, com direito à percepção do vencimento e demais vantagens inerentes ao cargo. O objetivo é que os profissionais retornem à sala de aula com o olhar também de pesquisador. 

 

 

“A gente entende que eles vão devolver, como educadores, após pesquisarem e reconhecer esse papel essencial que eles têm, toda essa pesquisa, aplicando metodologias inovadoras na rede, aprofundando os conhecimentos pedagógicos, interdisciplinares, e aí levar até o aluno um professor mais qualificado e alinhado às necessidades dos nossos estudantes”, afirmou a gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional, da Secretaria de Educação, Darle Teixeira.

 

 

Transformar a educação por meio da pesquisa

 

 

Um dos novos mestres a integrar o corpo docente da Secretaria de Educação é o professor de Língua Portuguesa Luiz Guilherme Melo. O professor realizou a defesa de sua dissertação nesta terça-feira (18/03), no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UEA.

 

 

Luiz Guilherme desenvolveu a pesquisa "Dose de Letra: o uso do Podcast como prática educativa no ensino da Literatura do Amazonas em uma escola de Manaus", sob orientação da Profa. Dra. Carolina Brandão Gonçalves. O estudo investigou o potencial pedagógico do podcast para despertar o interesse dos estudantes da Educação Básica pela literatura do Amazonas, tornando o ensino mais dinâmico e envolvente.

 

 

A pesquisa envolveu um grupo de dez alunos do Ensino Médio da Escola Estadual (EE) Maria da Luz Calderaro, localizada na zona centro-oeste de Manaus, na produção de dois episódios de Podcast sobre os poetas amazonenses Thiago de Mello, autor de “Os Estatutos do Homem”, e Luiz Bacellar, autor de “Sol de Feira”. 

 

 

“Os resultados mostram que o engajamento de estudantes na produção de um episódio de podcast, que inclui leitura, pesquisa, roteirização e gravação, não apenas aproximaram os estudantes das obras literárias amazonenses, mas também aumentaram o interesse deles pela leitura literária”, afirmou o professor pesquisador Luiz Guilherme Melo.

 

 

Além dos programas de Mestrado, mais de 3 mil professores do Ensino Fundamental e do primeiro segmento da Educação para Jovens e Adultos (EJA) também participaram do projeto Mestre Qualificado por meio do curso de pós-graduação “Saberes e Práticas para a docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática”, finalizado em novembro de 2024.