Busca

Escolas estaduais de Parintins recebem campanha de prevenção à gravidez na adolescência

Iniciativa leva informações e diálogo com estudantes sobre saúde sexual, responsabilidade e perspectivas para o futuro.

Escolas estaduais de Parintins recebem campanha de prevenção à gravidez na adolescência Fotos: Divulgação Notícia do dia 09/03/2026

 

Ação da Seduc, realizada pela Coordenadoria Regional de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove palestras educativas para estudantes do ensino fundamental e médio.

 

 

Estudantes do ensino fundamental e médio das escolas da rede estadual de Parintins estão participando de palestras educativas sobre prevenção à gravidez na adolescência. A ação faz parte da campanha promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM), em atendimento à legislação que institui a mobilização nacional sobre o tema.

 

 

As atividades acontecem desde o mês passado e são conduzidas pelo setor Psicossocial da Coordenadoria Regional de Educação de Parintins (CREP), em parceria com os centros de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Parintins.

 

 

Durante os encontros, os estudantes recebem orientações e participam de momentos de diálogo sobre prevenção da gravidez precoce, saúde sexual e reprodutiva, além de outros temas importantes para o desenvolvimento dos adolescentes, como autocuidado, relações saudáveis e a importância da informação.

 

 

A iniciativa reforça o compromisso da rede estadual de ensino com a promoção da saúde, da informação e da formação integral dos estudantes. “As escolas que têm um público adolescente estão recebendo o ciclo de palestras. Estamos, juntamente com as equipes de saúde, levando informações não somente sobre prevenção da gravidez, mas também sobre mercado de trabalho, infrequência escolar, cuidados e outros assuntos”, afirma a assistente social da Coordenadoria, Marineide Nunes.

 

 

Escolas estaduais como Dom Gino Malvestio, Geny Bentes, São José Operário, Aderson de Menezes, João Bosco, Ceti Gláucio Gonçalves, Tomaszinho Meirelles, Colégio Batista de Parintins, Colégio Nossa Senhora do Carmo e Brandão de Amorim já receberam as equipes. Falta apenas a Escola Estadual Senador Álvaro Maia para a conclusão do ciclo de palestras.

 

 

Texto: Kássia Muniz