Busca

COP30: Global Citizen com Chris Martin, Anitta, Gilberto Gil e outros leva 50 mil ao Mangueirão

Festival global dedicado à Floresta Amazônica movimenta a economia, valoriza a cultura e consolida a capital paraense como destino estratégico de grandes eventos sustentáveis

COP30: Global Citizen com Chris Martin, Anitta, Gilberto Gil e outros leva 50 mil ao Mangueirão Notícia do dia 02/11/2025

 

Belém (PA) foi palco, neste sábado (1º/11), do Global Citizen: Amazônia, o primeiro festival global dedicado à floresta e à cultura amazônica. O evento reuniu artistas de renome internacional, como Chris Martin (Coldplay), Charlie Puth, Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge, Gaby Amarantos e Viviane Batidão, em um grande espetáculo musical que contou com a presença de mais de 50 mil pessoas no Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão.

 

O show reforça o potencial do turismo de eventos como motor de desenvolvimento econômico, social e ambiental, consolidando Belém entre os destinos mais promissores do Brasil para grandes produções culturais e sustentáveis.

 

“O Global Citizen: Amazônia mostra para o mundo o que o Brasil tem de mais valioso: a união entre natureza, cultura e gente. É um exemplo do poder transformador do turismo de eventos, que movimenta a economia, gera empregos e projeta a imagem da Amazônia como destino sustentável e criativo”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino, que acompanhou o festival.

 

A realização do festival antecede a COP30, que será sediada em Belém e já começa a mobilizar a economia local. Segundo um levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, 81% dos moradores da cidade acreditam que a Conferência Mundial do Clima trará benefícios econômicos diretos e 86% apontam impactos positivos no turismo local.

 

Entre os setores mais beneficiados estão turismo, hotelaria e gastronomia (70%), seguidos por comércio e varejo (33%), infraestrutura (11%) e cultura e economia criativa (9%). Os números demonstram o crescimento do setor como vetor econômico essencial ao desenvolvimento regional, fortalecendo pequenas empresas, o empreendedorismo local e a geração de empregos diretos e indiretos.

 

“A COP30 será uma vitrine para o mundo conhecer a Amazônia e o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Cada evento como o Global Citizen mostra que Belém está pronta para receber o planeta com alegria, estrutura e consciência ambiental”, aponta o ministro Celso Sabino.

 

ECONOMIA – No entorno do Mangueirão, o clima era de festa e, também, de oportunidade. A empreendedora Luciana Silva, 38 anos, que trabalha com alimentação, celebrou o impacto positivo. “Vendemos tudo o que preparamos. Vieram pessoas de vários lugares do Brasil. Para nós, que vivemos do trabalho do dia a dia, um evento desses faz toda a diferença. Gera renda e movimenta todo mundo, do motorista de aplicativo ao vendedor ambulante”, comentou.

 

De acordo com o Ministério do Turismo, festivais dessa magnitude dinamizam setores a exemplo de transporte, hotelaria, gastronomia, comércio e serviços, fortalecendo a economia criativa e consolidando o turismo de eventos como um dos segmentos mais estratégicos do país.

 

Assessoria de Imprensa Ministério do Turismo