
O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que não está mantendo tratativas políticas com o prefeito de Manaus, David Almeida, em relação à eleição de 2026. A declaração ocorreu durante programa amanhã de notícias do jornalista Ronaldo Tiradentes na manhã desta quarta-feira, dia 22. O governador reforçou que seu foco é a gestão e que não permitirá que disputas eleitorais interfiram nas ações do governo estadual. O tema foi levantado nas redes sociais nesta terça-feira por publicações que afirmavam o realinhamento entre Wilson e David, que já foram aliados em eleições passadas, como em 2022.
“Nas entregas eu tenho evitado tratar desses assuntos porque a gente tem experiências de outros momentos em que essas questões políticas acabaram atrapalhando o governo, e eu não quero que isso atrapalhe as nossas entregas nem trazer essa questão política para dentro do governo. Eu tô muito focado em fazer as entregas, e essas questões políticas serão tratadas no momento apropriado, no momento adequado".
Questionado diretamente se tem conversado com o prefeito David Almeida, Wilson Lima foi categórico. “Não, não, não. Há um tempo que eu não falo com o prefeito. Acho que a última conversa que a gente teve foi antes da eleição de 2024", disse.
Wilson Lima e David Almeida estiveram em lado dos opostos na eleição Municipal do ano passado.
Apesar de negar diálogo político, o governador enfatizou que há uma relação institucional entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus para assegurar a continuidade de projetos essenciais à população.
"Quero deixar claro que há um alinhamento institucional entre Governo do Estado e Prefeitura naquelas ações que são importantes para resolver a vida das pessoas. Essas questões institucionais precisam caminhar e a gente não pode deixar que questões políticas ou partidárias interfiram nesse processo, sob pena de comprometer a entrega para quem tanto precisa".
David Almeida
O prefeito de Manaus, David Almeida, foi procurado pelo jornalista Neuton Corrêa do BNC Amazonas para comentar a informação sobre possível alinhamento com o governador, mas afirmou que não iria se manifestar sobre o assunto, declarando que “não fala sobre fofoca”. Reiterou posicionamento de convergência junto ao grupo político do PSD do senador Omar Aziz e do MDB de Eduardo Braga.
Ouça o trecho da entrevista
Márcio Costa/AmEmPauta