
O Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), implementou o Programa Envelhecer nos Territórios nos municípios de Parintins e Barreirinha, no Amazonas, com investimento de R$ 900 mil. Entre os dias 10 e 14 de março, o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, esteve nas duas cidades para acompanhar o início das atividades e fortalecer a rede de proteção e promoção dos direitos da população idosa.
O programa, instituído pela Portaria 561/2023, tem três eixos principais: incentivar a criação de órgãos públicos municipais para gerir políticas voltadas aos idosos, capacitar agentes de direitos humanos para identificar e solucionar violações de direitos e fortalecer a participação social nos conselhos municipais da pessoa idosa.
Parintins
No dia 10 de março, acompanhado pela coordenadora-geral de Políticas de Envelhecimento Ativo e Saudável, Lídia Rafaela dos Santos, o secretário Alexandre da Silva participou de reuniões estratégicas na Prefeitura de Parintins, em articulação com o deputado estadual Daniel Almeida. Em seguida, esteve no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Parintins, onde se reuniu com agentes de direitos humanos e integrantes da Rede de Proteção, Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do município.
Durante os encontros, foram debatidas as principais demandas da população idosa local, além de estratégias para fortalecer as ações do programa. A equipe também participou de atividades culturais com os idosos, reforçando o compromisso com o envelhecimento ativo e saudável. No dia seguinte, o secretário acompanhou visitas realizadas pelos agentes do programa e participou de uma reunião de alinhamento, consolidando as informações coletadas.
Barreirinha
No dia 11 de março, a equipe do MDHC seguiu para Barreirinha, onde participou de uma reunião no Centro Cultural da cidade, com autoridades locais e representantes da Rede de Proteção à Pessoa Idosa. Durante o encontro, foram apresentados os avanços e desafios da implementação do programa no município, com foco no fortalecimento da rede de assistência e na ampliação das ações de suporte aos idosos.
Com a implementação do Programa Envelhecer nos Territórios, Parintins e Barreirinha passam a contar com maior suporte para desenvolver políticas públicas voltadas à população idosa, promovendo mais qualidade de vida e inclusão social.
Gov.br