
O dono de uma propriedade na comunidade do Macurani, área suburbana de Parintins, foi multado em R$ 38.977,80 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Parintins. A informação foi obtida com exclusividade pelo site AmEmPauta que teve acesso auto de infração lavrado pelos fiscais do município.
O fato, no dia 18 de abril, ganhou ampla repercussão após denúncia de moradores das redondezas que se sentiram indignados pela derrubada de duas grandes Castanheiras, uma de 35 metros e outra de 38 metros.
"Cortar ou suprimir espécies vegetais naturais raras ou ameaçadas de extinção e que contribui com a manutenção da biodiversidade", diz a descrição da infração contida no documento.
DERRUBOU POR MEDO
No dia, o senhor Rubens Neves, dono da propriedade, admitiu que não tinha autorização para derrubada da árvore e que realizou o corte, porque a árvore estava causando risco à sua residência após a grande chuva que caiu em Parintins nos dias 02 e 03 de abril.
"Essa terra está encharcada e eu vi essa castanheira balançar como eu nunca tinha visto, aí eu fiquei com medo. Eu moro ao lado desta castanheira há uns oito anos. As pessoas me disseram que uma castanheira dessa, com esta terra do jeito que está, ela cai", disse Rubens.
A partir da notificação da multa, o responsável terá ainda 20 dias para recorrer da muita com sua defesa junto ao órgão municipal de meio ambiente.
O site AmEmPauta ainda não conseguiu contato com o secretário de Meio ambiente do município Azenilson Aquino
Márcio Costa/ AmEmPauta