Divulgação
Notícia do dia 21/04/2020
Os hospitais Padre Colombo e Jofre Cohen receberam hoje doação de hortaliças, como resultado do projeto do Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA.
O projeto é desenvolvido na Comunidade do Aninga, na propriedade do senhor José Augusto Leal, com um Sistema Inteligente de Irrigação para apoiamento da Agricultura Familiar no Município de Parintins.
A atividade conta com apoio parceiros como a Prefeitura de Parintins, Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento -SEMPA, Curso de Engenharia de Software da UFAM de Itacoatiara.
“É um pequeno gesto que estamos fazendo, e principalmente para mostrar a importância da educação e da pesquisa, pois estamos apresentando resultados do projeto de Mestrado como contribuição para a pesquisa e para sociedade”, disse o mestrando Edy Albuquerque.
O professor doutor Camilo Ramos que acompanha o projeto, destaca a qualidade do produto ofertado aos hospitais e ressalta a importância do trabalho e o aproveitamento do recurso hídrico para potencializar a produção sem desperdício e sem acúmulo de água no solo.
“A irrigação é um dos modelos que mais desperdiça água no planeta. Já o sistema eletrônico faz a dispersão da água dentro de um controle para não haver desperdício na irrigação, ganhando qualidade na produção, na economia da água e energia. Essa é a importância e o significado”, avaliou.
Para o professor, a água enquanto recurso hídrico é um produto finito, um bem social, mas que precisa ser visto também como um patrimônio natural e cultural.


Por Peta Cid