
Faleceu nesta sexta-feira (22), na Áustria, aos 58 anos, o renomado artista plástico amazonense Juarez Lima. Ele estava internado no University Hospital St. Pölten após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na última terça-feira (19). Apesar de ter sido submetido a uma cirurgia na quarta-feira, seu quadro permaneceu grave, e ele não resistiu a uma nova crise, falecendo por volta das 11h (hora de Manaus). A informação é do BNC Amazonas.
Juarez se preparava para retornar ao Amazonas depois de passar meses realizando trabalhos artísticos na Europa. Um de seus primeiros compromissos foi contribuir com a produção de um show da cantora Joelma em Portugal. Desde quarta-feira, o artista estava sob sedação, enquanto os médicos avaliavam seu quadro clínico, mas a piora foi irreversível.
A história de Juarez Lima é marcada por sua contribuição ao Festival Folclórico de Parintins e sua profunda devoção a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. Discípulo do italiano Miguel de Pascalle e do artista parintinense Jair Mendes, Juarez foi pioneiro no desenvolvimento de grandes alegorias do Boi Caprichoso, levando à arena traços fortes e dimensões monumentais que definiram sua assinatura artística.
Juarez também se destacou por suas obras dedicadas à padroeira, nas quais uniu arte e fé em homenagens que emocionaram a população de Parintins.
NOTA DE PESAR/ Prefeitura de Parintins
A arte de Parintins perdeu um de seus maiores gênios. A morte de Juarez Lima, confirmada hoje (22), após complicações de um AVC em Sankt Pölten, na Áustria, deixa um vazio imenso no coração do Festival de Parintins e na cultura popular.
Juarez elevou o nome de Parintins por onde passou, sempre nos grandes palcos. Com sua assinatura inconfundível, transformou a arte em espetáculo.
No Boi Caprichoso, Juarez Lima construiu um legado indelével. Sua inspiração marcou diversas gerações de artistas, criando alegorias que até hoje simbolizam inovação, criatividade e gigantismo. Juarez também deixou sua marca no Boi Garantido e na devoção a Nossa Senhora do Carmo, ao idealizar a Romaria das Águas, evento que une religiosidade e arte.
Parintins perde um de seus filhos mais ilustres. Transmito nossos mais profundos sentimentos aos filhos, familiares e amigos, rogando a Deus que console o coração de todos. Foi decretado luto oficial de três dias no município.
Frank Bi Garcia
Prefeito de Parintins
NOTA DE PESAR/ Prefeitura de Manaus
Juarez Lima
O prefeito de Manaus, David Almeida, manifesta profundo pesar pela morte de Juarez Lima, um dos maiores talentos da arte e cultura amazonense, aos 58 anos de idade, nesta sexta-feira, 22/11.
“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Juarez Lima, um dos maiores talentos da nossa arte e cultura. Manaus perde um grande amigo, um artista plástico de talento ímpar, cuja obra sempre refletiu a essência da nossa gente, da nossa história e das cores vibrantes da Amazônia. Neste momento de dor e luto, me solidarizo com sua família, amigos e todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele. Que a memória de Juarez continue a nos inspirar e a nos lembrar da importância de valorizar nossa cultura e nossos artistas”, lamentou o prefeito.
Juarez foi o idealizador da "Romaria das Águas", evento que levava de barco a imagem de Nossa Senhora do Carmo a Parintins. Em Manaus, recentemente, contribuiu com uma cenografia icônica: uma alegoria indígena, com movimentos realistas, no palco Guardião da Amazônia, no maior festival de artes integradas do Norte do país, o “Sou Manaus Passo a Paço 2023”. Seu legado será eternamente lembrado, pois, por intermédio da arte, ele soube traduzir a alma da Amazônia para o mundo.
NOTA DE PESAR/ Câmara Municipal de Parintins