
O primeiro mês da 19ª legislatura na Câmara Municipal de Parintins foi marcado por grandes iniciativas, e a vereadora Márcia Baranda (União Brasil) esteve à frente de propostas que visam impactar positivamente diferentes setores da sociedade. Entre os projetos apresentados, destacam-se a criação dos Jogos dos Idosos, o incentivo ao resgate da história dos bairros e a capacitação profissional para mulheres vítimas de violência. Essas ações reforçam o compromisso da parlamentar com o desenvolvimento social e a inclusão
Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover a socialização entre a terceira idade, Márcia Baranda propôs a criação dos Jogos dos Idosos, um evento anual que reunirá competições, palestras e oficinas voltadas para a saúde e o bem-estar dos participantes.
A organização ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que garantirão estrutura, transporte e materiais necessários. O projeto busca valorizar a qualidade de vida dos idosos, incentivando o envelhecimento ativo e saudável.
Resgate cultural: História dos bairros
Outro projeto relevante apresentado pela vereadora foi o “Parintins, Memórias e Histórias dos Bairros”, que visa resgatar e preservar a história da cidade, promovendo o envolvimento de escolas, universidades e da própria comunidade no estudo e registro da memória dos bairros.
A proposta prevê a inclusão desse conteúdo no ensino fundamental da rede municipal, além da realização de oficinas, palestras e exposições. Com o apoio de universidades e ONGs, o projeto também pretende capacitar professores para orientar os alunos na pesquisa e produção de material histórico.
Autonomia para mulheres vítimas de violência
Uma das iniciativas mais impactantes apresentadas por Márcia Baranda é o projeto de lei que garante prioridade para mulheres com medida protetiva em cursos profissionalizantes gratuitos. A proposta tem como objetivo oferecer qualificação profissional para que essas mulheres alcancem independência financeira e possam reconstruir suas vidas longe da violência.
O projeto prevê a criação de um cadastro específico na Secretaria de Assistência Social, além de acompanhamento psicossocial para as participantes. Também estão previstas campanhas de conscientização para garantir que essas oportunidades cheguem a quem mais precisa.
Com iniciativas voltadas para diferentes públicos e necessidades, Márcia Baranda reafirma seu compromisso com a população de Parintins, trabalhando para tornar a cidade mais inclusiva e acolhedora.