Busca

Mateus Assayag e diretor do HEMOAM discutem criação de Hemonúcleo em Parintins

Mateus Assayag salientou a importância da iniciativa para Parintins e o Baixo Amazonas, além do apoio de parceiros e recursos.

Mateus Assayag e diretor do HEMOAM discutem criação de Hemonúcleo em Parintins Foto: Pedro Coelho - SECOM Notícia do dia 25/03/2025


 
Na tarde desta terça-feira (25), o prefeito de Parintins Mateus Assayag recebeu o diretor técnico da Fundação Hospitalar, Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – HEMOAM, Dr. Sergio Albuquerque, com o objetivo de alinhar demandas relacionadas a implementação do 1° Hemonúcleo de Parintins.
 

 


O encontro realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Parintins, contou com a presença da assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, Daizes Pimentel e representantes do Conselho Municipal de Saúde. Entre os assuntos abordados estão a construção do Hemonúcleo, infraestrutura e demandas da saúde, além dos serviços de atendimentos de transfusão de sangue.

 


 
O prefeito Mateus Assayag salientou a importância da iniciativa para Parintins e o Baixo Amazonas, além do apoio de parceiros e recursos. “Estamos avançando, unindo forças para correr atrás de recursos e investimentos importantes, emendas de parlamentares, dando as mãos com o Hemoam Amazonas, para trazer esse equipamento da saúde, que é de fundamental importância para a manutenção do sistema de saúde pública do nosso município e de todo o Baixo Amazonas”, afirmou Mateus. 

 


 
O diretor técnico da HEMOAM, Sérgio Albuquerque, explicou que o Hemonúcleo é um serviço necessário para trazer uma segurança transfusional para o município e para a região. "É um projeto que eu mantenho, são oito Hemonúcleos no estado que fazem coleta e transfusão e um deles é aqui em Parintins”.
 

 


Ele destacou ainda que o projeto será um marco histórico para o município. “Já temos um projeto de construção, a planta e estamos aqui para alinhar com o prefeito algo que será um marco histórico aqui para Parintins”, finaliza Sérgio Albuquerque.

 


 
O valor do projeto é de R$ 6 milhões. A expectativa é que futuramente funcione um Hemocentro em Parintins que atenda a sede e as regiões adjacentes.
 


 
Texto: Jailson Amazonas - SECOM