Busca

Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves abrem capacitação do Selo Unicef em Parintins

Evento reúne 11 municípios para fortalecer rede de proteção à criança e ao adolescente.

Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves abrem capacitação do Selo Unicef em Parintins Fotos: Arleison Cruz -SECOM Notícia do dia 12/06/2025

 

 

O município de Parintins está sediando o primeiro evento de formação do Selo Unicef edição 2025-2028 que aborda o tema “Zelar e Proteger: a importância do Conselho Tutelar na Prevenção e Resposta à Violência Contra Crianças e Adolescentes”.

 

 

A capacitação iniciou nesta quarta-feira (11) e se estenderá até sexta-feira (13), destinada aos conselheiros tutelares e membros dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). 

 

 

O evento é promovido pelo UNICEF em parceria com a Prefeitura de Parintins, Governo do Estado, Secretarias Municipais, Estaduais e Instituto Amazônia Açu – IAÇU parceiro implementador.

 

 

A abertura da capacitação aconteceu no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, com a participação de 11 municípios das regiões do Baixo e Médio Amazonas: Itacoatiara, Urucurituba, Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maués.

 

 

A oficina abordará também temas como o uso do SIPIA (Sistema de Informação para Infância e Adolescência) e a implementação da Lei da Escuta Protegida (Lei 13.431/2017).

 

 

O prefeito Mateus Assayag, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, as secretárias de Assistência Social, Zeila Cardoso e Gizelle Soares da Educação participaram, reafirmando o compromisso do município com as crianças e adolescentes, celebrando a adesão do Selo UNICEF.

 

 

“Nós aderimos ao Selo Unicef um compromisso para os próximos quatro anos, reforçando  tudo que a Prefeitura faz no dia-a-dia por meio da Rede de Proteção e das Secretarias de Assistência Social e Educação, o que já  é proposto pelo Selo Unicef”, destacou o prefeito Mateus Assayag. 

 

 

Somando forças com todos os órgãos de proteção e o Governo do Estado, o prefeito pediu que todos sejam vigilantes no Festival Folclórico. “Estamos às vésperas do Festival e na sexta feira, 13, começam as festividades. Precisamos estar mais vigilantes. Nós somos as câmeras de vigilância da Rede de Proteção, nossos olhos, atitudes e ações diárias podem evitar problemas com as nossas crianças e adolescentes”, conclamou o perfeito.

 

 

A vice -prefeita Vanessa Gonçalves também comemorou a adesão de Parintins ao Selo e a capacitação que visa fortalecer a Rede de Proteção.

 

 

A representante do Unicef, Nayana Góes, agradeceu a adesão de Parintins e a importância da capacitação que antecede o Festival Folclórico.

 

 

Texto: Josene Araújo -SEMASTH/SECOM