Busca

Morre Vander Góes, procurador da Aleam e ex-diretor jurídico do Boi Garantido

Corpo será sepultado em Parintins

Morre Vander Góes, procurador da Aleam e ex-diretor jurídico do Boi Garantido Foto: Divulgação Notícia do dia 02/07/2025

Faleceu na noite de terça-feira, 1º de julho, o procurador-geral adjunto da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Vander Laan Reis Góes, aos 66 anos. Conhecido carinhosamente como “Vandinho”, ele teve uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e pela paixão pelo Boi-Bumbá Garantido, do qual foi diretor jurídico por mais de 20 anos. O corpo será trasladado para o município de Parintins, onde ocorrerá o sepultamento.

 

Vander Góes estava em Parintins participando das festividades do Festival Folclórico quando passou mal no dia da tradicional “Festa dos Visitantes”. Ele foi transferido de avião para Manaus, foi internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu até o falecimento.

 

 A Aleam divulgou nota oficial lamentando a perda e destacando as qualidades profissionais e humanas de Vander Góes. O velório será realizado nesta quarta-feira (2), das 10h às 16h, no auditório Belarmino Lins, na sede da Assembleia Legislativa. Em seguida, o corpo será levado para Parintins, onde será sepultado.

 

Durante o pronunciamento oficial na arena após a consagração do Boi Garantido como campeão do Festival 2025, o presidente da associação, Fred Góes, irmão de Vander, dedicou a vitória ao procurador. A homenagem emocionou os torcedores e integrantes do boi, marcando um momento de união e reverência à memória do dirigente que ajudou a construir a história da agremiação.

 

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido também prestou homenagem. "Vandinho, como era carinhosamente conhecido, foi procurador-geral da Assembleia Legislativa do Amazonas por 38 anos, advogado, diretor jurídico do Boi Garantido por duas décadas, além de um torcedor apaixonado pelo Boi do Povão", diz o comunicado.

 

Vander era irmão do atual presidente do Boi Garantido, Fred Góes, e pai de Raul Góes, atual diretor jurídico da associação. Também deixa a esposa, Neci Góes, e os filhos Beatriz e Vander. Em nota, o Garantido ressaltou que ele “viveu o boi desde sua infância e contribuiu para a consolidação do festival, deixando como legado o amor incondicional ao Boi Garantido.”


Márcio Costa/ AmEmPauta