Busca

Navio colide com balsa próximo a Manaus e passageira relata desespero

Tripulantes chegaram a recomendar que os passageiros colocassem coletes salva-vidas

Navio colide com balsa próximo a Manaus e passageira relata desespero Notícia do dia 15/11/2024

 

Um incidente envolvendo o navio Príncipe do Amazonas e uma balsa causou pânico nos passageiros nesta sexta-feira (15), nas proximidades do Encontro das Águas, em Manaus. A embarcação havia saído da capital por volta de 12h30, com destino a Parintins, e enfrentou um forte temporal. Com visibilidade da prejudicada, acabou ocorrendo a colisão.

 

Elizandra Brito, funcionária pública que estava a bordo, relatou os momentos de tensão. Segundo ela, a balsa surgiu repentinamente, movendo-se na direção do navio. Apesar das tentativas do comandante em desacelerar e da balsa em desviar, a colisão foi inevitável. "Os tripulantes pediram que colocássemos os coletes salva-vidas e ficássemos no centro do barco, segurando em algo, porque ia bater. O desespero tomou conta de todos", disse Elizandra.

 

A colisão fez com que diversos passageiros fossem lançados ao chão. Alguns sofreram machucados. Elizandra destacou o susto coletivo, mas ressaltou que a tragédia poderia ter sido maior. "Vi o agir de Deus desviando a balsa para que não acontecesse algo pior", afirmou.

 

Leia o depoimento 

 

 

---

A assessoria de comunicação do Navio Príncipe do Amazonas enviou nota de esclarecimento sobre o incidente para a Rádio Clube de Parintins.

 

Nota de Esclarecimento

 

Viemos por meio desta informar que, na data de hoje, 15 de novembro, às 13 horas da tarde, proximo a Comunidade Terra Nova, ocorreu um incidente envolvendo o N/M Príncipe do Amazonas e uma balsa desgovernada. Durante a navegação, enfrentamos um temporal muito forte com ventos intensos. O N/M Príncipe do Amazonas seguia seu percurso normal quando a balsa, aparentemente sem controle, dirigiu-se em nossa direção.

 

Para evitar um acidente maior, a tripulação do N/M Príncipe do Amazonas reduziu a potência do motor para permitir que a balsa passasse, mas, mesmo assim, ela colidiu levemente com a lateral da nossa embarcação. A balsa, por ser de grande porte e parte de um comboio, aparentemente não pôde ser controlada pelo empurrador devido ao peso e às condições climáticas.

 

Reforçamos que não houve maiores danos e que todos a bordo estão seguros. Este esclarecimento visa tranquilizar a todos e confirmar que as medidas necessárias foram tomadas para garantir a segurança dos envolvidos e a continuidade segura da viagem.

 

Atenciosamente,

Assessoria de comunicação do N/M Príncipe do Amazonas

 

---


NAVIO PARINTINS 

 

Na noite de quinta-feira, um outro incidente envolveu o Navio Parintins, que também fazia rota Manaus-Parintins. Por volta das 22:30, a embarcação encalhou próximo a Itacoatiara. Após tentativas diversas,  o navio de passageiros só conseguiu seguir viagem depois das 04 horas da madrugada desta sexta, chegando ao porto de destino por volta das 16h. 

 

MUDANÇAS NO RIO 

 

Pelo segundo ano consecutivo o Rio Amazonas e afluentes sofrem com seca recorde. Os relatos de acidentes e incidentes no Rio, principalmente com embarcações encalhadas se multiplicaram. 

 

Semanas atrás, o ferry boat Ana Beatriz ficou 28 horas encalhado próximo ao município de Óbidos, quando fazia o percurso Santarém a Manaus. 

 

Márcio Costa/ AmEmPauta