Foto: Tadeu Rocha
Notícia do dia 22/07/2026
O senador Omar Aziz (PSD), pré-candidato ao Governo do Amazonas, afirmou que pretende retomar os programas Jovem Cidadão e Galera Nota 10 caso seja eleito. O anúncio foi feito durante encontros com moradores das zonas Norte e Leste de Manaus, onde apresentou propostas voltadas à juventude.
Segundo Omar, os dois programas tiveram papel importante na inclusão social e na preparação de crianças, adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. Para ele, a retomada das iniciativas faz parte de uma estratégia de prevenção à violência e ampliação de oportunidades.
Durante os encontros, o senador lembrou que o Jovem Cidadão foi criado por Eduardo Braga e mantido em sua gestão à frente do Governo do Amazonas.
“Vocês lembram do Jovem Cidadão? Foi criado pelo senador Eduardo Braga e eu dei continuidade. Era um programa que oferecia oportunidades aos jovens e que, infelizmente, foi encerrado”, afirmou.
O programa oferecia bolsas e atividades de qualificação para estudantes da rede pública, aproximando os participantes do mercado de trabalho e do primeiro emprego.
Já o Galera Nota 10 promovia atividades esportivas, culturais e socioeducativas em comunidades, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social.
Durante um dos encontros, o aposentado José Barreto afirmou que o programa contribuiu para afastar jovens da vulnerabilidade.
“O Galera Nota 10 foi o melhor trabalho realizado no nosso estado. Tirava os jovens das vielas e levava para o centro social, onde participavam de futebol, futsal, dama e várias outras atividades.”
Para Omar Aziz, políticas públicas voltadas à educação, ao esporte e à qualificação profissional podem ampliar as perspectivas da juventude e contribuir para o desenvolvimento das comunidades amazonenses.
Com informações da assessoria do senador Omar Aziz.