
Uma pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (28) pelo Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) aponta o senador Omar Aziz (PSD) como líder isolado na corrida pelo governo do Amazonas em 2026. O levantamento, encomendado pelo consórcio G6 de veículos de imprensa, revela que Aziz poderia vencer ainda no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje. A informação foi publicada pelo portal BNC Amazonas.
Segundo o estudo, que ouviu 1.500 eleitores entre os dias 18 e 25 de julho em 12 municípios do estado, Omar Aziz aparece com quase 65% dos votos válidos em um dos cenários simulados — resultado que exclui brancos e nulos. A margem de erro é de 2,52%.
A segunda colocada na disputa é a empresária Maria do Carmo Seffair (PL), com 25,7% das intenções de voto, seguida pelo vice-governador Tadeu de Souza (Avante), com 9,4%.
No segundo cenário testado, que inclui o nome do atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), como pré-candidato ao governo, os números se reconfiguram: Omar Aziz tem 45,6%, Almeida surge com 30,3% e Maria do Carmo aparece com 24,1%.
Apesar da inclusão de seu nome na simulação, David Almeida reafirmou publicamente, na semana passada, seu apoio à pré-candidatura de Omar Aziz, descartando por ora uma possível candidatura ao governo.
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen), a pedido do G6, consórcio formado pelos portais BNC Amazonas, Amazonas Atual, Portal do Marcos Santos, Portal Único, Portal Mário Adolfo e Blog do Hiel Levy.