
O senador Omar Aziz ressaltou a relevância da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Manaus nesta terça-feira (09), ocasião em que foi inaugurado o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI). A iniciativa, segundo ele, representa um marco para o enfrentamento aos crimes transnacionais e ambientais na região amazônica.
“O enfrentamento a crimes transnacionais na região amazônica ganha mais força com a inauguração desse centro. A presença do presidente Lula em Manaus é a garantia de que o Governo Federal olha para o nosso estado com atenção e a seriedade necessárias”, afirmou o senador.
Omar Aziz destacou que o CCPI é estratégico por reunir forças de segurança do Brasil e de países vizinhos, fortalecendo o combate ao crime organizado, ao tráfico e às ações que afetam diretamente a floresta e, consequentemente, todo o país.
“Através do presidente Lula, o Governo Federal segue trabalhando para garantir mais segurança e desenvolvimento sustentável para o Amazonas”, frisou Aziz, considerado um dos principais articuladores do governo no estado e nome de maior peso político ligado ao presidente Lula no Amazonas.
Líder nas pesquisas para o Governo do Estado em 2026, Omar Aziz tem atuado para viabilizar investimentos em diversas áreas da administração pública, consolidando-se como voz central da articulação entre o Palácio do Planalto e o Amazonas.
Além da inauguração do CCPI, a presença de Lula em Manaus reforça a sua histórica identificação com o Amazonas. O presidente é considerado o principal defensor da Zona Franca de Manaus entre todos os chefes do Executivo nacional desde a redemocratização. No governo anterior, a Zona Franca sofreu uma série de ataques da gestão Bolsonaro, mas voltou a contar com apoio e proteção no atual mandato de Lula, garantindo segurança jurídica e estabilidade ao principal modelo de desenvolvimento econômico da região.
Márcio Costa/AmEmPauta