Busca

VÍDEO: Omar Aziz reafirma que Lula virá ao Amazonas para destravar BR-319

Omar disse que conversou com o presidente da república na semana passada

VÍDEO: Omar Aziz reafirma que Lula virá ao Amazonas para destravar BR-319 Foto Márcio Costa/AmEmPauta Notícia do dia 19/01/2026


Durante a assinatura simbólica da ordem de serviço para a construção da Maternidade do Baixo Amazonas, em Parintins, o senador Omar Aziz afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar o Amazonas após o período do carnaval, até o início do mês de março, para avançar na liberação e no asfaltamento da BR-319.


A declaração foi feita durante o evento que marcou o início oficial da construção da maternidade, obra estratégica do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Parintins, voltada ao atendimento de toda a região do Baixo Amazonas. Segundo Omar Aziz, a confirmação da agenda presidencial ocorreu após conversa direta com o presidente Lula nesta semana.


“Eu conversei com o presidente Lula pelo telefone e ele me garantiu que vem agora, depois do carnaval, até o início de março. Vai a Manaus, vai à BR-319 e vai liberar a 319. A gente espera que dessa vez possa sair vitorioso”, afirmou o senador.


A BR-319 é a única ligação terrestre do Amazonas com o restante do país e, segundo Omar Aziz, a paralisação da obra ao longo de décadas tem imposto sérios prejuízos ao desenvolvimento econômico, social e logístico da região. Para o senador, o isolamento do estado compromete o acesso a insumos, encarece produtos e limita oportunidades para a população.


Omar destacou que o debate ambiental tem avançado dentro do Governo Federal e que há maior compreensão sobre a necessidade de conciliar preservação ambiental e infraestrutura. “A própria ministra Marina Silva já arrefeceu um pouco. Ela está no entendimento de que é possível preservar com a estrada asfaltada, sem prejudicar a natureza”, disse.


O senador ressaltou ainda que os povos originários e comunidades tradicionais sempre foram protagonistas na preservação da floresta amazônica. “Os indígenas, os povos originários sempre preservaram a natureza e vão continuar preservando por muitos e muitos anos. O que eles querem é ter uma qualidade de vida melhor, prosperar como qualquer um quer”, afirmou.


Reconhecido como um dos parlamentares que mais pressionam pela retomada da BR-319, Omar Aziz afirmou que já enfrentou embates internos dentro do próprio Governo Federal para destravar o investimento. Segundo ele, o asfaltamento da rodovia representa uma política pública essencial para garantir integração nacional, desenvolvimento sustentável e dignidade para a população do Amazonas.
“A gente não pode aceitar que o Amazonas continue isolado. É possível preservar e, ao mesmo tempo, levar desenvolvimento, políticas públicas e qualidade de vida para quem vive aqui”, concluiu o senador, ao reforçar a expectativa de que a presença do presidente Lula no estado seja decisiva para a retomada definitiva da obra.

 

Márcio Costa/AmEmPauta