Busca

Parintins fortalece ações preventivas e inicia atendimento especializado em colonoscopia

A Prefeitura de Parintins reforçou os investimentos na saúde municipal e ampliou a oferta de serviços especializados com a realização de exames de colonoscopia.

Parintins fortalece ações preventivas e inicia atendimento especializado em colonoscopia Foto: Márcio Costa - SEMSA/SECOM Notícia do dia 04/12/2025

 

 


A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a oferta de exames de colonoscopia no Hospital Jofre Cohen, ampliando o acesso a procedimentos especializados e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades. A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da rede pública de saúde. Para ter acesso ao procedimento regular é necessário procurar uma unidade básica de saúde. 

 

 

Os atendimentos estão sendo realizados pelo médico especialista Otávio Mendes Filho, que ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Se você passou dos 45 anos, já deve colocar no radar a necessidade do exame como forma de check-up e rastreio”, afirmou o médico. Ele também destacou situações de alerta. “Pacientes com sintomas como sangramento intestinal, sangue nas fezes ou exteriorização de sangue durante a evacuação já são candidatos imediatos à colonoscopia”, explicou.

 

 

O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, também destacou o avanço e que a além da colonoscopia, a Prefeitura vem promovendo mutirões de endoscopia, ampliando o diagnóstico de doenças gastrointestinais. “É um avanço fundamental para a população porque a colonoscopia permite identificar alterações ainda no início, aumentando as chances de tratamento adequado e preservando a saúde dos pacientes”, afirmou.

 

 

O enfermeiro Raí Cardoso, responsável pelo centro cirúrgico do Hospital Jofre Cohen, reforçou a importância do acesso e do fluxo adequado. “O exame é essencial para identificar doenças do trato intestinal. A população consegue o atendimento marcando consulta no ambulatório de especialidades; o gastroenterologista solicita o exame e, após o agendamento, realizamos o procedimento no centro cirúrgico”, explicou.

 

 

Texto: Márcio Costa - SEMSA/SECOM