Foto: Márcio Costa - SEMSA/SECOM
Notícia do dia 20/10/2026
Parintins vai ampliar a oferta de cirurgias especializadas na rede pública municipal. Os próximos mutirões deverão incluir procedimentos de coloproctologia, como cirurgias de hemorroidas, fístulas e cistos pilonidais, conforme anúncio feito após confirmação da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.
A novidade foi apresentada pelo médico Sidney Chalub após a conclusão do 29º mutirão de cirurgias da gestão municipal, realizado no último fim de semana no Hospital Jofre Cohen. Nesta etapa, os pacientes passaram por procedimentos de vesícula e correção de hérnias por videolaparoscopia, com atuação da equipe médica e de profissionais de Parintins.
“E a grande novidade é que Parintins também vai realizar cirurgia de coloproctologia. Então, é a única cidade do interior do Amazonas que vai disponibilizar esse tipo de cirurgia para a população”, afirmou Chalub.
O médico também adiantou quais procedimentos devem ser incorporados às próximas etapas. “Vamos ter cirurgia de hemorroidas, fístulas, cistos pilonidais, coisas que são ultraespecializadas”, declarou, ao mencionar a parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde.
Procedimentos buscam melhorar a qualidade de vida
A ampliação dos atendimentos representa uma nova possibilidade para pacientes que precisam de tratamento especializado. Alessandra Maia, que passou por cirurgia durante o mutirão, relatou a importância da oportunidade para sua saúde e qualidade de vida.
“É um momento muito importante que eu estou passando. A gente que sofre com esse problema de saúde tem uma oportunidade muito boa, que devolve a nós também qualidade de vida”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, também comentou a inclusão das cirurgias de proctologia, uma demanda que, segundo ele, já vinha sendo planejada pela gestão municipal.
Já o enfermeiro do centro cirúrgico do Hospital Jofre Cohen, Raí Cardoso, ressaltou a estrutura utilizada nos procedimentos por videolaparoscopia e os benefícios da tecnologia para a recuperação dos pacientes.
“A estrutura da cirurgia de vídeo é uma estrutura de ponta, de tecnologia, que promove uma recuperação muito mais rápida para o paciente, que ele volta ao mercado de trabalho mais rápido”, explicou.
Informações: Márcio Costa - SEMSA/SECOM