
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, reforçou o compromisso da gestão municipal com a proteção da Orla da cidade, destacando a urgência das ações para conter os impactos da força das águas do Rio Amazonas. Ele enfatizou que a Prefeitura tem atuado com transparência e rapidez, adotando soluções concretas para garantir a segurança da população e a preservação da área.
A fala foi durante a mensagem do executivo na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara nesta segunda-feira.
Assayag explicou que a subida repentina do nível do rio impediu a realização imediata das obras planejadas, mas medidas paliativas foram adotadas para estabilizar o terreno e evitar desmoronamentos. Nos próximos dias, a Prefeitura iniciará a proteção com enrocamento – técnica que utiliza pedras para reforçar a estrutura – e, assim que o rio baixar, a obra definitiva será executada.
Mudanças no Rio Amazonas preocupam especialistas
O prefeito também mencionou estudos realizados por professores e pesquisadores universitários, que indicam alterações significativas no comportamento do Rio Amazonas. Segundo os especialistas, a formação da Praia do Meio, localizada em frente à cidade, está alterando o fluxo do rio, dividindo suas águas e aumentando a velocidade da correnteza nas laterais. Esse fenômeno tem acelerado a erosão em áreas vulneráveis, como a comunidade da Brasília e trechos da Rua Faria Neto.
Diante desse cenário, Assayag reforçou que a gestão municipal segue monitorando essas áreas e adotando medidas emergenciais para minimizar os impactos. Para viabilizar as obras necessárias, a Prefeitura decretou estado de emergência, garantindo mais agilidade na captação de recursos junto ao Governo Federal.
O prefeito já levou essa demanda aos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, além do deputado Saul Viana, buscando apoio para uma força-tarefa em Brasília. "Além de garantir a segurança da nossa cidade, essa obra protege um dos nossos principais patrimônios culturais e turísticos, principalmente com a aproximação do Festival Folclórico de Parintins", destacou Assayag.
Texto: Márcio Costa/ AmEmPauta