Busca

Prefeitura de Manaus realiza evento cultural com estudantes da rede municipal de Educação

A programação reuniu obras dos dois projetos, confeccionadas pelos próprios estudantes, que ficaram expostas na entrada do auditório.

Prefeitura de Manaus realiza evento cultural com estudantes da rede municipal de Educação Foto- Salomão Júnior/Semed Notícia do dia 13/11/2024

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 13/11, um grande evento cultural dos projetos “Legado Literário: Incentivo à Leitura e Produção Textual no Ensino Fundamental”, com o lançamento da obra “Poemas, Memórias e Relatos” e o encerramento da “Copa Cultural – Resgatando as Expressões Folclóricas nas Escolas Municipais”. 

 

O evento ocorreu no auditório da sede da rede municipal de Educação, localizada na avenida Maceió, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital, e contou com a participação de educadores, professores e representantes das Divisões Distritais Zonais (DDZ).

 

 

A programação reuniu obras dos dois projetos, confeccionadas pelos próprios estudantes, que ficaram expostas na entrada do auditório. Os convidados assistiram a apresentações de dança regional de alguns municípios do Amazonas. Uma dessas apresentações foi da escola municipal Olga Figueiredo, com “Miscigenação: A Ancestralidade Cultural Brasileira”, com dança dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso. 

 

 

“É muito importante estarmos aqui representando nossa escola nesse evento cultural e mostrar tudo o que desenvolvemos durante dois meses. Nossa cultura é muito rica e todos os estudantes devem conhecer nossas danças, comidas, costumes, hábitos. Tudo o que é nosso, é único”, comentou a aluna do 9º ano, Maria Luísa dos Santos, de 14 anos.

 

 

Para a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), Josseane Silva, a ação é um aglutinador de dois grandes projetos culturais da Semed. “Hoje tivemos aqui momentos enriquecedores para a cultura manauara na rede municipal de Educação, com o lançamento de um livro, apresentações teatrais, musicais e criação de vídeos. Os projetos envolvem tanto os estudantes quanto os professores, que trabalham vários componentes curriculares. Queremos que todos os estudantes valorizem a nossa diversidade cultural”, explicou.

 

 

O livro “Poemas, Memórias e Relatos” reúne textos escritos por professores e estudantes dos 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O material físico foi entregue aos autores da obra que estavam presentes no evento.
De acordo com a coordenadora do projeto “Legado Literário”, Leila Nunes, mais de 70 mil pessoas participaram diretamente da confecção da obra, entre estudantes e professores. 

 

 

“Estudantes e professores tiveram a oportunidade de escrever suas próprias obras em gêneros distintos. Isso foi um incentivo significativo, onde foi possível perceber a evolução nos relatos de prática escrita pelos professores e ainda a satisfação das crianças e adolescentes em se tornar protagonistas de suas produções. Esse é um projeto de grande significância para a rede municipal”, concluiu.

 



Texto-  Érica Marinho/ Semed