Busca

Prefeitura de Parintins destaca balanço positivo da organização comercial no Festival Folclórico

A avaliação foi feita ao longo dos dias do evento, com reuniões periódicas da equipe técnica para monitoramento das atividades.

Prefeitura de Parintins destaca balanço positivo da organização comercial no Festival Folclórico Fotos: SMTCA Notícia do dia 04/07/2025


A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Terras, Cadastro e Arrecadação (SMTCA), avalia como positiva a gestão dos espaços comerciais durante o Festival 2025. A avaliação foi feita ao longo dos dias do evento, com reuniões periódicas da equipe técnica para monitoramento das atividades.

 

 

De acordo com a secretária Ana Vitória Garcia, todas as barracas e lotes disponíveis foram vendidos, totalizando cerca de 478 ambulantes cadastrados. Apesar do número expressivo, a presença de ambulantes não credenciados foi registrada. “Sabemos que muitos não se cadastraram, o que infelizmente é comum em grandes eventos. Isso dificulta a fiscalização e a organização”, afirmou a secretária.

 

 

Para garantir o funcionamento dos espaços, a Prefeitura de Parintins contratou uma equipe de 150 fiscais, que atuaram durante todo o festival. Segundo Ana Vitória, as demandas foram resolvidas com agilidade e não houve registro formal de reclamações na secretaria. “O que chegou até nós foi resolvido no momento. Tudo ocorreu muito bem, graças ao trabalho coletivo e a estrutura oferecida”, destacou.

 

 

Estima-se que mais de 800 empregos diretos foram gerados durante o festival, somando os trabalhadores envolvidos com os lotes, barracas e ambulantes autorizados. “Foi um esforço coletivo que contou com o apoio do prefeito Mateus Assayag, do Governo do Estado e de toda a equipe da secretaria. É um impacto importante na economia local, que reforça o papel do festival não só na cultura, mas também na renda da população”, concluiu.

 

 

O balanço confirma a expectativa da gestão municipal de manter a ordem, gerando oportunidades e oferecer melhores condições de trabalho aos empreendedores que atuam na festa.

 


Texto: Bruna Karla - SMTCA/SECOM