Busca

Prefeitura de Parintins prepara I Fórum Comunitário do Selo Unicef

Evento, que será realizado em dezembro, vai validar planos municipais voltados aos direitos de crianças e adolescentes e fortalecer a atuação do NUCA

Prefeitura de Parintins prepara I Fórum Comunitário do Selo Unicef Fotos: Gabrielle Fonseca Notícia do dia 03/11/2025

 

Cumprindo as metas estabelecidas pelo Selo UNICEF 2025-2028, a Prefeitura de Parintins realizará no mês de dezembro o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF para validar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

 

 

A articuladora do Selo Unicef em Parintins, Joelilce Trindade, ressaltou a adesão do município pelo prefeito Mateus Assayag e o cumprimento do cronograma.

 

 

“O município de Parintins está em processo de elaboração junto com a equipe de articuladores. Esses planos vão potencializar, fortalecer e concretizar ações no município que já realiza nos temas transversais, dentro de uma agenda que vem da Rede de Proteção”, enfatiza.

 

 

O NUCA é composto por no mínimo 16 adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal.

 

 

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação e Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, promove encontros com roda de conversa e dinâmica para os adolescentes que receberam as informações sobre o NUCA.

 

 

O segundo encontro do Projeto “De Vida”, teve como objetivo promover momentos de reflexão e diálogo sobre os sonhos, habilidades e metas pessoais de cada participante, incentivando-os a traçar caminhos para o futuro com mais segurança e confiança.

 

 

A Coordenadora do CREAS, Fátima David, considera os encontros satisfatórios. “Eles passaram por inúmeras violações de direitos e precisam de um novo sentido de vida, são eles os protagonistas”, destacou.

 

 

Laura Nunes, que já participa do projeto há um ano, incentiva outros a fazerem parte. “Me sinto privilegiada de participar do projeto, é motivador, saio feliz e com inspiração da equipe do CREAS acreditando na gente e a viver o futuro lá fora”, ressalta.

 

 

Texto Josene Araújo – SEMASTH/SECOM